Ajuda por favor! (é pra amanhã) - resumo sobre o documentário de: Mauá O primeiro gigante EP01
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nascido em uma família de proprietários de pequena estância de criação de gado no Rio Grande do Sul, Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889) foi um empresário, industrial e banqueiro que teve sua ascensão no governo imperialista de Dom Pedro II. Considerado um dos empreendedores mais importantes do Brasil no século XIX, o docudrama Mauá – O Primeiro Gigante, composto de dois episódios e exibido no History Channel neste domingo (24), aborda a trajetória dessa importante figura história e pioneiro na industrialização brasileira.
A coprodução com a Boutique Filmes, é uma espécie de prequel (pré-sequência) de Gigantes do Brasil, minissérie do HISTORY exibida em 2016, que contou as trajetórias de Francesco Matarazzo, Percival Farqar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle. Mauá – O Primeiro Gigante traz o ator Danilo Grangheia (A Lei do Amor, O Roubo da Taça) no papel de Barão de Mauá, e Rodolfo Valente (3%), como Dom Pedro II.
Primeiro como barão, título recebido após construir a primeira estrada de ferro da América do Sul, e vinte anos depois como Visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa é o principal representante dos primórdios do capitalismo na América do Sul. Foi o responsável por incorporar e adotar em suas empresas, ainda no período do Império brasileiro (1822-1889), uma sociedade escravista e agrária, os recursos e maquinários aplicados na Europa e nos Estados Unidos no período da Revolução Industrial do século XIX.
Dentre as maiores realizações do Visconde de Mauá encontra-se a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país; a construção da primeira ferrovia brasileira; a estrada de ferro Mauá na cidade de Magé, no estado do Rio de Janeiro; o início da exploração do rio Amazonas e afluentes, bem como o Guaíba e afluentes, no Rio Grande do Sul, com barcos a vapor; a instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro; a criação do terceiro Banco do Brasil e a instalação do cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa.
Irineu Evangelista de Sousa ascendeu socialmente pelos seus próprios méritos, estudos e iniciativa, sendo considerado um dos empreendedores mais importantes do Brasil, no século XIX, estando à frente de grandes iniciativas e obras estruturadoras relacionadas ao progresso econômico no Segundo Reinado. Porém, com o tempo seu comportamento acaba provocando um conflito de interesses entre o governo e a iniciativa privada.
Explicação: