História, perguntado por KaahNeyfri, 7 meses atrás

Ajuda pfvrrrr!!
Comenta sobre as semelhanças que podem ser parecidos entre cada um desses reinos: império, e povos africanos. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por sophiacardoso22
2

Resposta:

Em tempos de Copa do Mundo, que pela primeira vez na história acontece em solo africano, é impossível não pensarmos nos laços que nos unem ao chamado Continente Negro. E nem precisa o nosso time entrar em campo para sentirmos na pele o quanto temos em comum com os povos que vivem do outro lado do Oceano Atlântico.

Essa ligação, evidentemente, vai muito além das camisas amarelas de Brasil e África do Sul, das comemorações coreográficas na hora do gol, da alegria contagiante do povo ou da criatividade sem fim da torcida canarinha e dos Bafana Bafana e suas vuvuzelas ensurdecedoras.

Se voltarmos aos tempos de escola, com certeza nos lembraremos das aulas sobre a escravidão, o tráfico para o Brasil de milhões de pessoas durante séculos, a convivência de africanos, portugueses e brasileiros, antes e depois da Abolição... E havia também a lista de contribuições dos africanos para a nossa cultura, que devia ser decorada para as provas!

A verdade é que a África continua muito presente nas nossas vidas, embora muitas vezes esqueçamos disso... Afinal, dela herdamos algumas marcas da nossa identidade cultural: o sabor da famosa feijoada, o ritmo contagiante do samba, os passos acrobáticos da capoeira, inúmeras palavras do nosso vocabulário - como "moleque" e "batuque" -, cultos religiosos, como o candomblé, que milhões de brasileiros seguem. E a moda também reflete essa influência: basta olharmos para o lado e encontraremos cabelos artisticamente trançados, tererês e rastafáris, exibidos por mulheres e homens, negros ou não, jovens e não tão jovens assim...

Quando o assunto é esporte, Brasil e África também se aproximam. Nas nossas corridas de rua, como a tradicional São Silvestre, que mobiliza a cidade de São Paulo todo fim de ano, a presença africana nos pódios já virou rotina: não faltam representantes de países como Quênia, Etiópia, Argélia e Nigéria - e muitos deles se tornaram famosos por aqui. Também nas olimpíadas e campeonatos mundiais de diversas modalidades esportivas é comum a torcida brasileira adotar atletas africanos e vibrar com suas conquistas internacionais

Perguntas interessantes