AJUDA PFV
Analise as orações abaixo e explique a diferença de sentido entre ela. Mostre em que tempos e modos estão conjugados os verbos, explicando o sentido dentro do contexto que foram empregados.
I – O transtorno do comer compulsivo foi reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva dos alimentos. Todavia, diferentemente da bulimia, essas pessoas não evitam ganho de peso, elas comem sem controle e, por isso, surge o sentimento de culpa.
II - O transtorno do comer compulsivo deveria ser reconhecido como uma síndrome séria, já que é caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva dos alimentos. Todavia, as pessoas que o possuem tratassem o problema, tentariam evitar ganho de peso. Elas comeriam com mais controle e, por isso, não surgiria o sentimento de culpa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa);
o tempo (passado, presente ou futuro);
o modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo);
a voz (ativa, passiva ou reflexiva);
Leia também: Adjetivos – classe de palavras que caracterizam os nomes
O que é verbo?
O verbo é uma classe gramatical que expressa ações e acontecimentos, estados ou fenômenos naturais, de acordo com o sujeito que executa o verbo e com o tempo em que a ação foi executada.
Estrutura verbal
O verbo tem, em sua estrutura, três partes usuais:
o radical;
a vogal temática;
a desinência.
Observe os três verbos a seguir:
cantar – vender – partir
Radical é a parte que dá origem ao verbo e, por isso, costuma não se modificar durante as flexões.
Vogal temática refere-se à vogal que vem logo após o radical. Os verbos podem ser de 1ª conjugação (vogal temática a, terminados em –ar), de 2ª conjugação (vogal temática e, terminados em –er) ou de 3ª conjugação (vogal temática i, terminados em –ir).
Desinência é a parte final, que expressa o tempo e a pessoa do verbo