AJUDA PFV
1- O que foi o absolutismo?:
2- Por que os nobres apoiaram os reis absolutistas?:
3- Por que o clero apoiou o absolutismo do rei?:
4- Por que a burguesia apoiou o absolutismo?:
5- O que Nicolau Maquiavel dizia sobre os reis absolutistas?:
6- O que era o Contrato Social, definido por Thomas Hobbes?:
7- Defina a Teoria do Direito Divino dos Reis, de Jacques Bossuet.:
8- Como era a administração dos reis absolutistas? Como eles organizaram seus países?:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)- Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
2)- Os nobres, ligados diretamente ao poder real, era positivo que o rei possuísse poderes concentrados, dado que a partir destes poderes eles poderiam gozar de boas condições de vida, segurança, respeito social, e um status quo que os agradava profundamente.
3) -A partir desses impostos, o rei pôde montar um exército permanente que ficava a seu serviço na defesa interna, em casos de rebeliões, e na defesa externa, em casos de conflitos. Além disso, do ponto de vista religioso, o poder real foi visto como uma escolha direta de Deus, portanto, indiscutível
4)-A burguesia queria a proteção econômica do Estado, por isso apoiava o rei. Como exemplo temos as Grandes Navegações, que eram financiadas pela burguesia e legitimadas pelo rei. Portanto um dependia e sustentava o outro.
5)-Nicolau Maquiavel dizia que era mais importante que um rei fosse temido do que amado. Em seu livro O Príncipe, ele justificou o uso da violência como manutenção do controle. O regime absolutista foi defendido também por Jean Bodin.
6)- O contrato social é uma metáfora usada pelos filósofos contratualistas para explicar a relação entre os seres humanos e o Estado. Esta figura de linguagem foi utilizada especialmente por Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.
7)-direito divino dos reis é uma doutrina política e religiosa segundo a qual o poder dos reis tem como fundamento a vontade de Deus. ... Apenas destacou uma das suas consequências: o monarca por direito divino deveria obedecer a Deus, sob pena de perder sua legitimidade.
8)-Nesta forma de governo, somente o rei legislava, governava, administrava a justiça e comandava o exército. Esse sistema político forte, pessoal e sem leis restritivas ao poder real chamou-se Absolutismo.