AJUDA P FAVOR
Extra, extra. Este macaco é humano.
Não somos tão especiais
Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
1. INTELIGÊNCIA
A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.
2. AMOR
O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
3. CONSCIÊNCIA
Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.
4. CULTURA
O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?
1) No texto, para defender a ideia de que “os humanos não são especiais” o autor apresenta exemplos e comparações, em forma de tópicos. Agora, você deve reescrever o texto organizado em parágrafos. Para isso, deve manter as informações originais, adicionando apenas operadores argumentativos. Ajuste a concordância dos verbos e preposições, caso seja necessário.
Soluções para a tarefa
O texto reescrito em parágrafos utilizando operadores argumentativos para a ligação das frases ficaria da seguinte maneira:
“Extra, extra. Esse macaco é humano, portanto, não somos tão especiais. Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. Não só a maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio, como também o amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e transmiti-los para as gerações seguintes. Os chimpanzés, por exemplo, se reconhecem no espelho, enquanto os orangotangos observam e enganam humanos distraídos, sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros, ou seja, são conscientes. O que é cultura se não isso?”
O que são Operadores Argumentativos
Operadores Argumentativos são elementos linguísticos que apresentam a função de salientar o caráter argumentativo presente em um determinado texto.
São conectivos as preposições e conjunções e atuam diretamente no sentido coerente e na coesão do texto.
Principais funções dos operadores argumentativos:
- Marcar o argumento mais forte - “até”, “mesmo”, “até mesmo”, “inclusive;
- Auxiliar na soma de uma conclusão - “não só…mas também”, “ainda”, “também”, “e”;
- Marcar o argumento anterior - “pois”, “logo”, “portanto”;
- Introduzir argumentos - “quer (isso) (aquilo)”, “ou então”, “ou”;
- Comparar elementos - “tão…como”, “mais…que”;
- Iniciar uma explicação ou uma justificativa - “pois”, “porque”, “já que”;
- Contrapor argumentos - “posto que”, “ainda que”, “se bem que”, “embora”, “todavia”, “contudo”, “porém”, “mas”;
- Marcar pressupostos - “agora”, “já”, “ainda”.
Tipos de operadores argumentativos:
- Conformidade
- Oposição
- Conclusão
- Explicação
- Consequência
- Alternância
- Finalidade
- Comparação
- Condição
- Adição
Conheça mais sobre Operadores Argumentativos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46226344
#SPJ1