Administração, perguntado por kellyfaustinol, 1 ano atrás

Ajuda

O que diferencia uma empresa socialmente responsável, aquela que observa regras básicas de boa conduta como não explorar o trabalho infantil, não poluir o meio ambiente, respeitar o consumidor e os acionistas, daquela que não tem muita preocupação com a ética? Além, é claro, de uma melhor imagem junto ao público, as empresas que cultuam valores éticos têm também um outro ponto fundamental a seu favor: uma maior valorização no preço de suas ações.
Um levantamento feito em abril deste ano pela consultoria italiana Value Partners nas bolsas de valores da Europa e Estados Unidos revela que as empresas com certificado de responsabilidade social tiveram, nos últimos anos, uma valorização, em média, 30% maior do que as que não possuem essa certificação.
[...] Para ter um certificado de responsabilidade social as empresas têm que desenvolver ações que sejam consideradas de acordo com as exigências do mercado como programas ambientais e sociais e boa governança corporativa. No Brasil, ainda não existe certificação para a empresa socialmente responsável. Mas a Bovespa criou os índices de boa governança corporativa. As empresas dispostas a fornecerem mais informações a seus acionistas podem pleitear a participar do que se convencionou a chamar de novo mercado. As empresas que se dispõem a ter um balanço mais transparente e aumentar a participação dos acionistas minoritários em seus conselhos, podem entrar nesse novo mercado, diz Luiz Leonardo Cantidiano, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Quanto mais transparente e mais ética for a empresa, mais atração ela irá exercer sobre os investidores”.

responda: como gestor, você adotaria a responsabilidade social em sua organização? Por quê? Quais seriam os benefícios e possíveis dificuldades advindos dessa decisão?

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
2

Sim. Porque as práticas de Responsabilidade Social são importantes para a melhoria da imagem da empresa e, consequentemente, aumento da reputação organizacional.

Benefícios: ganho de acionistas e investidores; reconhecimento da mídia e de outros agentes sociais.

Dificuldades: na prática, as organizações podem encontrar dificuldades para criar projetos de impacto positivo e mensurar os resultados das ações realizadas.

Vá e vença!

Perguntas interessantes