Português, perguntado por samuelfserra, 10 meses atrás

ajuda aí galera, valendo 30 pontos.

Entre os termos da oração, há aqueles que se ligam aos verbos – objeto direto, objeto indireto e adjunto adverbial – e aqueles que se ligam aos nomes – adjunto adnominal, complemento nominal e aposto. Dentre esses últimos, é comum a existência de uma certa dificuldade para distinguir entre dois em específico: complemento nominal e adjunto adnominal. Para tanto, você deverá apresentar uma oração para exemplificar cada um e, a partir do exemplo, explicar a sua classificação.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
1
Vamos distinguir esses três termos (adjunto adnominal, complemento nominal e aposto) da oração a partir dos exemplos abaixo, certo?

1. Adjunto adnominal 

Aquelas duas mulheres bonitas foram contratadas.

"mulheres" é substantivo e a esse elemento estão relacionadas algumas características: aquelas, duas e bonitas. O papel do adjunto adnominal é justamente atribuir característica a um nome, ele sempre estará relacionado a um substantivo.

2. Complemento nominal

As mulheres contratadas pela empresa estavam conscientes de tudo.

O termo em destaque está completando o sentido de uma palavra que é um nome. O complemento nominal nunca completa sentido de um verbo.

Além disso, é regido pela mesma preposição do objeto indireto ("de" no exemplo), com a diferença de não completar o sentido de um verbo.


3. Aposto

Aquelas duas mulheres que foram contratadas são bonitas.

O termo em destaque está identificando ou especificando as mulheres à quem se refere o enunciador. Ele se refere somente às mulheres que "que foram contratadas", por isso é Aposto.



Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes