Ainda hoje há resistência por parte dos produtores com relação aos agentes extensionistas e de assistência no que diz respeito ao trabalho que exercem no campo. Houve muita desconfiança dos agentes, e os agricultores questionavam-se o porquê de eles quererem conhecer a propriedade e os itens que produziam. Os agricultores tinham receio de que o governo pudesse tomar-lhes os seus bens ou cobrar ainda mais impostos. No entanto, ao longo dos anos, houve grande evolução na metodologia de assistência técnica e extensão rural. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta:
A.
Os primeiros registros da ATER no Brasil tratam do ano de 1973, com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
B.
A extensão rural se desenvolveu por meio de um projeto conjunto entre o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário no ano de 1950.
C.
Em 1948, criou-se a Associação de Crédito e Assistência Rural por meio da assinatura de um convênio entre a Associação Internacional Americana e o governo de Minas Gerais.
D.
Em 1940, foi realizada a primeira Semana do Fazendeiro, na sede da Universidade Federal de São Paulo, estado com desenvolvimento agrário mais avançado.
E.
Os trabalhos de Extensão Rural no Brasil tiveram o seu início na década de 1960 com o estabelecimento do Plano Diretor Quinquenal de Extensão Rural.
Soluções para a tarefa
Sobre a Extensão Rural e seu desenvolvimento técnico e metodológico, está correta a alternativa C. Em 1948, criou-se a Associação de Crédito e Assistência Rural por meio da assinatura de um convênio entre a Associação Internacional Americana e o governo de Minas Gerais.
A extensão Rural e a importância da fundação da Associação de Crédito e Assistência Rural
A Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR) é conhecida como o primeiro passo para o desenvolvimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) no Brasil. Essa foi a forma encontrada para aproximar o produtor rural dos conhecimentos gerados nas grandes instituições de ensino e pesquisa, através de assessorias técnicas oferecidas por estudantes e professores.
A ATER nasceu no Estado de Minas Gerais e foi o embrião das atuais EMATER, presentes em todos os Estados do Brasil, visando fomentar o agronegócio e a agricultura familiar.
Para saber mais sobre as origens da assistência técnica e extensão rural (ATER) no Brasil, visite: https://brainly.com.br/tarefa/16205465
#SPJ1
Resposta:
Explicação:
C Em 1948, criou-se a Associação de Crédito e Assistência Rural por meio da assinatura de um convênio entre a Associação Internacional Americana e o governo de Minas Gerais.
Em Minas Gerais, no ano de 1948, foi criada a primeira Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR) do país, o que permitiu desenvolver conhecimento tecnológico, difusão de novas técnicas de criação por meio de assistência técnica e apoio financeiro, contribuindo para o aumento da produção e melhoria das condições de vida no campo. Ainda sobre o histórico de Assistência Técnica e Extensão Rural, a primeira Semana do Fazendeiro ocorreu no ano de 1929, na Escola Superior de Agricultura de Viçosa, em Minas Gerais. O Plano Diretor Quinquenal de Extensão Rural foi elaborado no início da década de 1960 (1961 a 1965), o qual serviu de marco para o Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, e a EMBRAPA foi criada em 1973.