Geografia, perguntado por adrinaldosousapdu6yq, 11 meses atrás

Ainda existe intolerância entre as culturas?
resposta pelo menos de 10linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por tarcisioferbylpe68tn
3
Na verdade o que se pode perceber em muitos casos é que existe uma tolerância das diferenças. Ou seja, brancos que toleram negros mas não reconhecem seus valores e direitos enquanto seres humanos; ricos que toleram os pobres porque deles necessitam e para se mostrarem “humanos” e mais uma infinidade de exemplos que poderiam ser citados mas não se faz necessário neste momento já que se trata de tolerância e do reconhecimento em si. Seja como for, reconhecer não é tolerar. Reconhecer tem um “quê” de verdadeiro, de real, de atribuir um valor ao que é diferente ou ao que é igual, o que leva a um convívio entre iguais reconhecendo as diferenças. Quando se trata de tolerância é mais uma questão de imposição, não importa se da parte da realidade, da sociedade ou até mesmo da lei.

Se é uma questão de tolerância apenas, dificilmente haverá uma valorização da cultura e das diferenças de cada um. Assim, se nos espaços de convívio comum há negros e brancos, ricos e pobres, por exemplo, e ali o que existe é tolerância, é só isso que eles serão, nunca seres humanos que possuem particularidades e valores, o que aconteceria no caso de se tratar de reconhecimento verdadeiro.


Respondido por Paloma150fofa
6

Sim, ainda existe intolerância e discriminação. Vivemos em um país/mundo marcado pela diversidade, por etnias, por povos. Nós somos uma mistura de cultura (o que é muito bacana, mas infelizmente, ainda existe intolerância e discriminação por conta disto). A diversidade é um dado, uma constatação da humanidade. O problema central e fundamental da diversidade gira em torno da forma pelo qual lidamos com essa diversidade, ou seja, com o diferente, com o outro. Tanto no Brasil, quanto em outros países, o maior problema é como lidamos com a diferença. É marcado pela intolerância. É marcado por um sentimento de intolerância em relação ao outro. Não é incomum lermos, assistirmos ou até presenciar agressões e mortes, o que desconstrói qualquer concepção mitológica sobre o modo como nos relacionamos com a diferença.

Nós somos diferentes, e isso é incrível. Aceitar as diferenças dos outros é um passo para a maturidade (maturidade não está na idade, e sim na mentalidade).


Peguei uma base no site: ''http://justificando.cartacapital.com.br''. Créditos ao site.

Título da matéria: "O direito à diversidade é uma resposta à intolerância "

Se você não gostar do 'resumo' entra no site e pega umas ideias, super indico.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes