Geografia, perguntado por AnahOtakuunu, 8 meses atrás

aí que odio tenho 5 atividades pra fazer e e tudo pra entregar até sexta pq eles vão fechar minhas notas ಥ‿ಥ

Então me ajudem e uma pesquisa de geografia

oq é agricultura brasileira..?
(No mínimo 25 linhas)


gustavobr8: mais ja ? fecham a nota mt cedo ;-; mais coecidentemente tbm tenho 5 atrasadas
AnahOtakuunu: essa atividade o professor que eu entregue ate sexta pra fechar minhas notas ಥ‿ಥ q odioo ,_, que coincidência não :v
AnahOtakuunu: e que na minha escola e diferente sabe :l
gustavobr8: pser...;-; boa sorte bahh
AnahOtakuunu: ༎ຶ‿༎ຶ brigadah

Soluções para a tarefa

Respondido por EmanuellaSoares
1

Resposta:

agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI. Evoluiu de extensas monoculturas para a diversificação da produção. Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, e chegando na alta produtividade de soja.

Em suma, a agricultura brasileira teve início na região nordeste, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana.

Nesse período, a atividade era baseada na monocultura, mão de obra escrava e grandes latifúndios. Por isso, ficava restrita ao cultivo de cana e algumas culturas para fins de subsistência da população da região.

No entanto, só a partir do século XVIII com a mineração e o início das plantações de café, o cultivo de outros vegetais começa a ganhar mais destaque.

Vale destacar que cafeicultura no Brasil representou uma nova fase econômica no país. Por isso, a história da agricultura está intimamente ligada com o desenvolvimento do país, sobretudo a partir do século XIX quando o café se tornou o principal artigo de exportação brasileiro, logo após o declínio da mineração.

Entretanto, o cultivo do café, que durante todo o século XIX gerou fortunas e influenciou de forma significativa a política do país, começou a declinar por volta de 1902 quando a crise atingiu seu ponto culminante. 

Com isso, o Brasil produziu mais de 16 milhões de sacas de café enquanto que o consumo mundial pouco ultrapassava os 15 milhões fazendo com que o preço do café, que já estava em queda, chegasse a 33 francos.

A partir de então, houve uma necessidade de maior diversidade na economia que, entre outras atividades, começava a valorizar outros tipos de culturas. Somado a isso, o aumento da urbanização do país trouxe novas exigências e necessidades como o aumento do cultivo de matérias-primas. Mas, só a partir de 1940 essas mudanças se tornaram efetivas.

Já nos dias atuais, segundo dados da Embrapa, o Brasil ocupa 75,4 milhões hectares de área plantada. Sendo que, o cultivo de grãos representa 62,9 milhões de hectares.

Explicação:

Espero ter ajudado


AnahOtakuunu: Aí te amooooo (・ัω・ั)
AnahOtakuunu: brigadaaa
EmanuellaSoares: De nada
EmanuellaSoares: bons estudos
AnahOtakuunu: mt obrigada msm :D
AnahOtakuunu: brigada
AnahOtakuunu: ,_, ee.. se ele pergunta a fonte oq eu respondo pq brainly n pode ser pq se ele descobrir o professor me mata
EmanuellaSoares: Eu peguei no livro de história em PDF
AnahOtakuunu: ata
Respondido por belahmiranda1
2

Resposta:

A agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção. A agricultura é uma atividade que faz parte do setor primário onde a terra é cultivada e colhida para subsistência, exportação ou comércio.

Inicialmente produtora de cana-de- açúcar, passando pelo café, a agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies de cereais, frutas, grãos entre outros. Desde o Estado Novo, com Getúlio Vargas, cunhou-se a expressão que diz ser o ''Brasil celeiro do mundo'' acentuando a vocação agrícola do país. Apesar disto a agricultura brasileira apresenta problemas e desafios, que vão da reforma agrária ás queimadas; do êxodo rural ao financiamento da produção; da rede escoadora á viabilização econômica da agricultura familiar: envolvendo questões políticas, sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas. Ademais, uma de suas mais importantes características é sua estrutura fundiária extremamente concentrada com produção agrícola predominante voltada para o mercado externo.

Segundo resultados da pesquisa feita pelo IBGE, no ano de 2008, apesar da crise financeira mundial, o Brasil teve uma produção agrícola recorde, com crescimento na ordem de 9,1% em relação ao ano anterior, motivada principalmente pelas condições climáticas favoráveis. A produção de grãos no ano atingiu a cifra inédita de cento e quarenta milhões e quatrocentas mil toneladas. Essa produção foi a maior já registrada na história; houve aumento em relação ao ano anterior, de 4,8% da área plantada que totalizou sessenta e cinco milhões, trezentos e trinta e oito mil hectares.

Explicação:

Espero ter ajudado.


belahmiranda1: a responde que você pegou no Wikipédia, pois esse site é onde fala sobre isso.
AnahOtakuunu: ataaa valeu <3
AnahOtakuunu: estou entre a sua e a da Emanuelle
AnahOtakuunu: ;-; vou ver a qual mais tem a vê com meu assunto
belahmiranda1: Por nd :)
EmanuellaSoares: O da Belah tem mas a vê com o q vc quer.
EmanuellaSoares: mas vc é q sabe
AnahOtakuunu: hmm vou ver a resposta de vcs duas e vou analisar qual tem mais a vê mais as respostas das duas estão ótimas me ajudaram mt
EmanuellaSoares: tudo bem
belahmiranda1: é bom quando ajudamos
Perguntas interessantes