Aí, Galera
Jogadores de futebol podem ser vítimas de e stereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo “estereotipação”? E, no entanto, por que não?
-Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
-Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
-Como é ?
-Aí, galera.
-Quais são as instruções do técnico?
-Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
-Ahn?
-É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.
-Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
-Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?
-Pode.
-Uma saudação para a minha genitora.
-Como é?
-Alô, mamãe!
-Estou vendo que você é um, um...
-Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?
-Estereoquê?
-Um chato?
-Isso.
2) Faça perguntas para verificar a compreensão do texto:
a) Nesta crônica, o jogador surpreende o repórter com o seu jeito de falar? Por quê? (Resposta possível: o jogador usa a norma culta de forma intrincada, hermética.)
b) O que o repórter esperava dele em termos de comportamento linguístico?
c) Apesar de usar a norma culta, o jogador foi feliz nas suas respostas?
d) E quanto ao repórter, houve adequação de linguagem em relação àquela situação comunicativa?
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
a) Pois há algo pré definido na mente da sociedade, que jogadores não possuem grande educação por conta da precoce exigência da carreira, não permitindo a progressão no estudo dos mesmos.
b) Esperava uma resposta numa linguagem informal.
c) Respondeu às perguntas que lhe foram feitas de forma bastante esclarecedora, porém, de difícil compreensão aos acostumados com a norma padrão.
d) O repórter não soube continuar o diálogo no padrão do jogador por conta de desconhecimento da norma culta e surpresa ao se deparar com tamanho conhecimento vindo de um atleta futebolístico.
Perguntas interessantes