Agrupe os seguintes compostos pelo tipo de ligação formada como iônica , covalente polar e covalente apolar OF , H , HI , KMnO e Na2O
Soluções para a tarefa
Olá,
A ligação iônica ocorre entre de forma geral, entre metais e ametais, que são compostos cujas diferenças de eletronegatividades são muito extremas. Nesse tipo de ligação ocorre transferência total de 1 ou mais elétrons do metal para o ametal. Os metais formam os cátions, íons de carga elétrica positiva, e os ametais formam os ânions, íons de carga elétrica negativa. A ligação se estabelece pela interação eletrostática entre as cargas opostas.
A ligação covalente ocorre com compartilhamento de pares de elétrons, e ocorre normalmente entre os ametais. Quando a diferença de eletronegatividade entre os elementos é significativa, tem-se uma ligação covalente polar, ex.: O e H. E quando a diferença de eletronegatividade é pequena, tem-se uma ligação covalente apolar, ex.: C-H. Existem também as ligações covalentes dativas ou de coordenação, em que além de ocorrer o compartilhamento do par de elétrons, um dos pares de elétrons é cedido integralmente por um dos elementos ligantes, ex.: SO2.
Considerando os compostos:
O e F, ambos são ametais e possuem diferenças significativas de eletronegatividade, portanto formam ligação covalente polar.
H: a ligação entre dois átomos de H é covalente apolar, como se trata do mesmo elemento, não há diferença de eletronegatividade.
HI: a ligação entre H e I é covalente polar, ambos são ametais e o átomo de I é mais eletronegativo do que o H.
KMnO: entre Mn e O a ligação é covalente dativa ou de coordenação, em que os dois elétrons do par são fornecidos integralmente por um dos elementos, neste caso o Mn. É comum em metais de transição como o Mn. Entre MnO4- e K+ ocorre uma ligação iônica, em que o cátion K+ é atraído eletrostaticamente pela carga negativa do ânion MnO4-.
Na2O: a ligação é iônica, entre um metal alcalino, Na e o calcogênio, O que é um ametal.