Agroindustrializar significa beneficiar os produtosagropecuários e(ou) transformar a matéria-primaagropecuária em novos produtos de origem animalou vegetal. O ato de beneficiar também aborda asimples seleção de frutas ou o resfriamento de leite,o artesanato, entre outros. Sobre os aspectos que devem ser levados emconsideração na elaboração de um planejamentoagroindustrial de produtos de origem animal, avalieas afirmações abaixo.I. A agroindústria deve ser construída emum local central em relação à produção damatéria-prima, o que favorece a redução dasdespesas de logística.II. No momento de estimar a matéria prima a serutilizada pela agroindústria, deve-se levar emconsideração: o número de animais a seremabatidos por semana, sua procedência e ascondições das estradas e distâncias a serempercorridas.III. Os resíduos agroindustriais de processamentode origem animal geralmente são resíduoslíquidos e sólidos, com alta demandabioquímica de oxigênio, podendo assim serlançados diretamente em córregos, lagoas e rios.IV. Para se efetuar uma análise econômicado investimento, é necessário realizar olevantamento dos custos e despesas doprojeto, que se subdividem em: custos doinvestimento inicial e despesas de produção.E correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e IV.D III e IV.E I, II e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
E correto o que se afirma em alternativa E) I, II e IV.
O enunciado fala sobre o conceito de Agroindustria, vamos ver outro conceito, o de agronegocio:
Agronegócio representa a totalidade das operações do ciclo da agricultura e pecuária. Engloba, além da produção, os serviços financeiros, de transporte, marketing, seguros, bolsas de mercadoria.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: na primeira, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como, por exemplo, os fabricantes de fertilizantes.
Na segunda parte, se trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", representados pelos produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes.
E na terceira parte, encontram-se as atividades à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final.