Agradecimento Fazei, senhor, com que as sobras das mesas fartas sejam levadas em vosso nome àqueles que nada têm e que a códea largada na abundância, nunca seja lançada com desprezo. Haverá sempre uma boca faminta à sua espera. Graças, Senhor, pelo primeiro semeador que lançou a primeira semente na terra e pelo homem que amassou, levedou e cozeu o primeiro pão. Graças, meu Deus, por essa bandeira branca de Paz que traz a certeza do pão. Graças mil vezes que os Livros Santos escrevem e confirmam a palavra generosa e suave: Pão. Cora Coralina. Meu livro de cordel. São Paulo: Global, 1997. 1. (1,0) Ao analisar o poema Agradecimento, pode-se afirmar como verdadeira a seguinte alternativa:
(A) O poema pertence a um poeta, considerado um dos mais importantes escritores brasileiros.
(B) Sintaticamente, o termo a quem o eu lírico dirige seu apelo ou sua súplica é chamado de vocativo.
(C) O poema é uma espécie de imprecação em que o eu lírico faz um pedido.
(D) No poema há uma mágoa pelo primeiro homem que semeou o grão e cozinhou o pão, mas não o distribuiu.
(E) O sujeito da locução verbal sejam levadas é agente, pois relaciona-se a mesas farta.
Soluções para a tarefa
Entre as alternativas citadas, a única que traz uma informação correta sobre o eu-lírico é a letra C.
O poema descrito, é como uma reza do eu-lírico ao seu Deus. O mesmo durante os versos, declara alguns pedidos, que podem ser chamados de imprecações. Nessas imprecações o eu-lírico declara desejos generosos em prol dos menos favorecidos.
Não há vocativo na oração. Apesar de haver determinadas colocações nas quais o eu-lírico faz uma declaração de seus desejos pra Deus, não há um chamamento. Há uma declaração direcionada.
O que é vocativo?
Chama-se de vocativo, o elemento da oração que tem como função principal criar um chamamento na oração, o mesmo vem destacado entre vírgulas no texto.
Veja mais questões sobre o uso de vocativos:
https://brainly.com.br/tarefa/30233407?referrer=searchResults
Bons estudos!
#SPJ1