Agora, responda:
a) Quais as explicações anatômica e fisiológica para a incontinência urinária?
b) Qual é o tipo de incontinência urinária que a paciente apresenta? Justifique.
Me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Anatomicamente: a incontinência urinária pode apresentar hipermobilidade da uretra que é provocada por partos múltiplos, traumas pélvicos, ou pelo estrogênio; deficiência intrínseca do esfíncter originada de traumas ou cirurgias pélvicas, lesão neurológica e estrogênio; e hiperatividade do músculo detrusor provocado pela iniciação prematura do reflexo da micção.
Fisiologicamente: a incontinência está ligada à integridade neurológica dos neurotransmissores e dos receptores do músculo detrusor, o que afeta a integridade dos órgãos pélvicos e sua musculatura.
b) A paciente apresenta incontinência urinária mista, pois, a partir dos sintomas, pode-se observar que ela apresenta:
- Incontinência por bexiga hiperativa (urgência): caracteriza-se por vontades imperiosas e súbitas de urinar, associadas ao aumento de frequência urinária e a perdas de urina. É com frequência associada a infecções urinárias, litíase, patologia específica da parede vesical ou perturbações mentais como ansiedade e demência.
- Incontinência por esforço: consiste na perda de urina em simultâneo com esforço muscular, como tossir, espirrar, rir ou fazer qualquer outra ação que leve ao aumento de pressão nos músculos do abdome. Pode ter como causa, na mulher, uma hipermotilidade da uretra secundária a alterações hormonais, gravidez ou parto e idade. No homem, é, habitualmente, secundária à cirurgia da próstata.