Agora que já estudamos alguns dos cientistas e filósofos ocidentais famosos por tentarem responder à pergunta "qual é a origem da vida?", vamos esquematizar no caderno, por meio da construção de uma tabela, e organizar as ideias vistas até aqui. Ao lado dos nomes desses cientistas e filósofos, defina qual das hipóteses (abiogênese ou biogênese) cada um defendia, quais experimentos realizaram ou suas observações da natureza e suas conclusões, que são o que cada um descobriu. A sua tabela pode ficar parecida com a ilustrada abaixo
Soluções para a tarefa
Considerando as informações apresentadas no enunciado, cabe, primeiramente, fazermos um resumo do que vem a ser a biogênese e abiogênese. A primeira, determina que um ser vivo poderá vir apenas de outro ser vivo, enquanto a segunda defende o surgimento do ser vivo a partir da matéria bruta, ideia chamada de geração espontânea.
Sobre as hipóteses de biogênese e abiogênese e o posicionamento dos intelectuais relacionados no enunciado
Na foto anexada ao enunciado, a tabela possui colunas com os nomes dos seguintes filósofos e cientistas: Aristóteles, Redi, Spallanzani e Pasteur. Após, a hipótese defendida por cada um deles, o experimento que realizaram, seguido da respectiva conclusão. Assim, seguiremos a ordem proposta:
- Filósofo: Aristóteles;
Hipótese: Abiogênese;
Ideia defendida: Acreditava em um princípio ativo, que seria capaz de fazer surgir a vida e, segundo ele, isso ocorria, por exemplo, com galhos secos, que poderiam dar origem a cobras.
- Cientista: Redi;
Hipótese: Biogênese;
Experimento: Visando questionar a hipótese da geração espontânea (abiogênese), ele colocou pedaços de carnes em dois potes distintos e vedou a entrada de um deles, impedindo a entrada de insetos enquanto deixou o outro pote aberto. Após alguns dias, com a decomposição da carne, algumas larvas eclodiram no frasco aberto, o que não ocorreu no pote fechado.
Conclusão: Os seres vivos ali analisados, no caso, as larvas, não surgiram através de geração espontânea, mas sim devido aos ovos colocados pelas moscas, atraídas pela carne de decomposição.
- Cientista: Spallanzani;
Hipótese: Biogênese;
Experimento: No chamado experimento do caldo nutritivo, o cientista, primeiramente, ferveu o caldo por 30 minutos e, após, o dividiu em oito recipientes, sendo que 4 deles foram vedados hermeticamente e 4 fechados com rolhas de cortiça. Após, realizou nova fervura. Depois de alguns dias, apenas os frascos fechados com as rolhas estavam contaminados, enquanto que foram hermeticamente vedados estavam livre de micro-organismos;
Conclusão: Ele comprovou que, no seu experimento, não houve abiogênese e concluiu que os micróbios estão presentes no ar, podendo ser eliminados com a fervura.
- Cientista: Pasteur;
Hipótese: Biogênese;
Experimento: Também usando o caldo nutritivo, ele o colocou em quatro recipientes com gargalos esticados e curvados, chamados de pescoço de cisne e ferveu a substância, promovendo sua esterilização. Após alguns dias, verificou que o caldo nutritivo não havia sofrido contaminação. No entanto, ao quebrar o gargalo longo e curvo, a mistura passou a conter a presença de micro-organismos;
Conclusão: Com esse experimento, ele também refutou a hipótese da abiogênese.
Saiba mais sobre biogênese e abiogênese em brainly.com.br/tarefa/38482940
#SPJ4