“[...] agora podemos caracterizar o desenvolvimento e os desafios da sociologia do esporte no Brasil. Entre eles, está a incorporação de um modelo eurocêntrico de desenvolvimento de estudos e pesquisa [...] assim como a predisposição em adotar perspectivas teórico-metodológicas relacionadas às pesquisas empíricas, estatísticas e analíticas dos Estados Unidos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JUNIOR, W. Assessing the sociology of sport: on Brazil and Latin American perspectives. International Review for the Sociology of sport, v. 50, n. 4-5, p. 530-535, 2015. p. 533. Tradução nossa.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas sobre a participação do Brasil e da América Latina nos estudos internacionais da Sociologia do Esporte, analise as afirmativas a seguir:
I. Coletâneas internacionais em sociologia do esporte, publicadas até os anos 2000, já contemplavam capítulos de diversos autores latino-americanos.
II. Em 2008, a região passou a ter representação institucional global com o evento da Associação Latino-americana de Estudos Socioculturais do Esporte.
III. As causas da inserção tardia da América Latina no quadro internacional da Sociologia do Esporte estão explicadas por questões puramente científicas.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I
B II
C III
D I e II
E II e III
Soluções para a tarefa
A alternativa D está correta.
A partir da análise do esporte enquanto fenômeno social e cultural, podemos notar que as características sociais de um determinado esporte são de grande importância, integrando um papel interessante na sociedade, abrangendo diversos setores como: Saúde, educação, turismo, mudança dos hábitos entre outros.
Seu aspecto cultural, pode ser notado através dos métodos de utilização em cada região de um país, fortalecendo os laços culturais,e, não menos importante a cultura física, quanto o ato da educação física dentro do esporte.
Resposta: Letra B
Explicação:
Comentário: A afirmativa I está errada, porque: “Outro dado que chama bastante atenção nessas duas coletâneas é a ausência de trabalhos de pesquisadores da América Latina como referências em sociologia do esporte em termos internacionais.” (Texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas, p. 53). A afirmativa II está correta, pois “A propósito, no final de outubro de 2008, foi realizado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, no Brasil, o primeiro encontro da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte. [...] No entanto, a importância do evento não se restringiu unicamente à presença desses pesquisadores de renome internacional mas, pelo contrário, foi estabelecida, uma vez que essa oportunidade formalizou, ou melhor, institucionalizou, a inserção da América Latina no cenário global da discussão fomentada em torno da sociologia do esporte.” (Texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas, p. 59). A afirmativa III também está errada, porque “Quanto às causas que explicam a tardia inserção do Brasil, ou melhor, da América Latina, nesse quadro internacional de pesquisa e estudos em sociologia do esporte, sugere-se que uma discussão mais densa seja viabilizada levando em conta, além das questões propriamente científicas, fatores de desenvolvimento cultural, político e econômico.” (Texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas, p. 59-60).