Agora pesquise e desenhe a pirâmide da sociedade na Idade Moderna.
Soluções para a tarefa
Desde tempos imemoriais as sociedades humanas se dividem em diferentes esferas e podem ser entendidas como compostas por classes sociais distintas, com menor ou maior poder.
Na modernidade, de acordo com a visão de muitos pesquisadores, podemos observar o mundo dividido da seguinte maneira:
Na base, com a maior parte da população, está o sub-proletariado, que é aquela parte da população mais pobre. Em seguida, temos o proletariado, que é a classe de trabalhadores assalariados, com condições financeiras pouco melhores que a de sua base.
A partir dai temos a pequena burguesia, a média burguesia e a alta burguesia, esta última no topo, conforme a representação anexa.
Note que por muito tempo, os estratos superiores foram também ocupados pela nobreza.
A sociedade da Idade Moderna foi dividida em classes entre as quais existiam grandes desigualdades, elas são: nobreza, clero e Terceiro Estado.
1) O Rei: Ficava no topo da pirâmide, eles concederam cargos políticos, diplomáticos, militares, eclesiásticos e culturais.
2) A nobreza: foi uma classe fechada, formada por príncipes, duques, condes, marqueses. Tinham privilégios como imunidade tributária e isenção de serviços e benefícios pessoais.
3) O clero: era dividido em duas subcategorias: o alto clero formado por cardeais, bispos, etc. E o baixo clero que acomodava párocos, beneficiários e capelães.
4) O terceiro Estado: são a base da pirâmide, formado por agricultores abastados e pela burguesia urbana. Artesãos e pessoas que se dedicam a pequenos negócios constituem a base urbana da escala social. Também pertenciam-lhe:
- Escravos,
- Ciganos,
- Bandidos,
- Vagabundos,
- Indígenas.
Exemplos de desenhos da pirâmide da sociedade na Idade Moderna, ficam anexos.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25108085