“(...) africanos e indígenas foram escravizados durante pelo menos três séculos, tendo a escravidão abolida apenas um antes da Proclamação da República (...)”. “(...) no Brasil, apenas em 1934 foi permitido às mulheres votar e somente com a Constituição de 1988 os analfabetos conquistaram este direito (...)”. Considerando estes e outros exemplos, marque a alternativa correta que sintetize os motivos pelos quais, no Brasil, os direitos sociais apresentam-se tardiamente em relação à cidadania de outros países, sobretudo europeus.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é “Diferentemente de outros países, no Brasil, as transformações foram sempre o resultado de adaptações da própria elite. A participação popular sempre foi limitada pela própria forma de organização social excludente e concentradora adotada desde a colonização”.
O Brasil foi um país construído com base na exploração de diversas classes, que foram privadas de seus direitos, como os escravos, mulheres e pobres.
Outra característica é que as mudanças políticas que aconteceram no país foram todas feitas pela própria elite para a manutenção de seus interesses, como o Golpe da Proclamação da República, a Independência, entre outros, denotando sempre a sua vantagem.
Perguntas interessantes