História, perguntado por brendasiota671, 8 meses atrás

África antiga organização social, tribos, economia, e religiosidade (resumo).​

Soluções para a tarefa

Respondido por geovannadias459
2

Resposta:

Antes da chegada dos europeus,os povos do continente africano estavam organizados em clãs e reinos.Tinha uma grande diversidade entre eles em aspectos físicos,culturais,números de integrantes,etc.  

Na região centro-ocidental da África, os povos bantos haviam-se estabelecido desde o século X.E quando os portugueses chegaram a essa região encontraram povos que formavam reinos poderosos e organizados. Nesses povos, tinham os Bakongos organizados nos reinos de Congo,Luango, Ngoio e Cacongo, e os Kimbundu e Ovimbundo,nos reinos de Ndongo e Matamba.  

O reino de Congo era rico em ferro, jóias, sal, ouro e marfim. Mas com o tempo, a exigência cada vez maior dos colonizadores, chegou a gerar conflitos internos em seu próprio reino,o separando.  

Na década de 1530, os portugueses subiram até o rio Zambeze e descobriram minas de ouro. Fazendo comercio no interior da África, com o reino Monomotapa, acabaram por aniquilá-lo.  

Um outro importante reino africano no século XVI era o de Rozwi,que era no atual território de Zimbábue.  

Mais ao norte,perto dos limites do deserto do Saara,havia outros reinos muito importantes: os estados Haussá e Ioruba e os reinos de Oio,Benin e da Etiópia,  

Entre os outros.  

Muitos do povo africano lutavam contra si e isso era habitual que prisioneiros de guerra fossem escravizados, Além disso, havia um comercio de africanos para os paises islâmicos em torno dos mares Mediterrâneo e Vermelho.  

Mas.Somente a partir do momento em que os europeus chegaram nas costas da África no final do século, XV a escala desse comercio atingiu cifras de milhões de pessoas,ao longo de quatrocentos anos.Em 1482 ,os portugueses construíram o primeiro posto comercial no golfo da Guiné,agora transformado em importante porto de embarque de escravos para a América.  

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes