História, perguntado por jvincios942, 1 ano atrás

[...] Afirmo [...] que esta política colonial é um sistema concebido, definido e limitado do seguinte modo: repousa sobre uma tríplice base econômica, humanitária e política [...]. A questão colonial é, para os países voltados a uma grande exportação, pela própria natureza de sua indústria, como o nosso, uma questão de salvação. No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indústrias europeias, a fundação de uma colônia é a criação de uma válvula de escape [...]. (ARRUDA, s/d, p. 250). A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre os sistemas coloniais que já existiram na história mundial, pode-se afirmar: (01) As colônias fundadas pelas cidades-estado, na Antiguidade grega, gozavam de certa autonomia, mantendo com a cidade-estado de origem, relações culturais e comerciais. (02) As relações de trabalho que caracterizaram as civilizações clássicas na Antiguidade eram compostas pelo trabalho livre e pelo trabalho escravo, sendo que, entre as cidades gregas, a escravidão era aplicada com menor rigor que em Roma, considerando-se o caráter mais centralizador e explorador da economia romana. (04) A inexistência de estruturas de exploração colonial, na Idade Média europeia, não impedia a exploração da força de trabalho das populações pobres pelos senhores, que recorriam aos tributos servis, como forma de expropriação dos bens e garantia de sobrevivência da classe feudal. (08) A base humanística do sistema colonial a que se refere o texto diz respeito à teoria defendida pelos governos e pela Igreja, de que a dominação de povos ditos pagãos resultaria em benefício para eles mesmos, visto que seriam cristianizados e civilizados. (16) A visão da Colônia como “uma questão de salvação” refere-se ao papel a elas imposto pelas metrópoles, de serem paralelamente fornecedoras de matérias-primas, consumidoras dos produtos industrializados e áreas de imigração dos excedentes populacionais europeus. (32) O Imperialismo Colonial que atingiu os países asiáticos no século XIX limitou-se à exploração comercial, pouco influindo na política e no equilíbrio das forças internas daquelas regiões. (64) A desagregação do colonialismo e do controle estabelecido pelo Capitalismo ocidental sobre os mercados da Ásia, no século XIX, permitiu a elevação do nível econômico e financeiro do sudeste daquele continente, levando ao fenômeno de prosperidade conhecido sob a denominação de “Tigres Asiáticos”.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
1

Olá, tudo bem?


A soma das afirmativas corretas é 01+02+04+16+64=87.


A afirmativa 08 está errada porque o sistema colonial ao qual o texto se refere diz respeito ao colonialismo pós Revolução Industrial, onde a colônia servia como exportadora de matéria-prima barata e consumidora de produtos industrializados, não com a dominação dos povos pagãos.


Também está incorreta a afirmativa 32, pois o Imperialismo Colonial influiu na política, equilíbrio interno, não sendo limitado somente à exploração comercial.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes