afinidade eletrônica e eletronegatividade medem a tendência de um átomo em atrair elétrons. explique claramente como elas diferem.
Soluções para a tarefa
Afinidade eletrônica é a variação de energia que ocorre quando um elétron é adicionado a um átomo gasoso. Ela mede a atração, ou afinidade, de um átomo pelo elétron adicionado. Quanto mais negativa a afinidade eletrônica, maior a atração do átomo por um elétron. Por exemplo,
Cl(g) + e- --> Cl-(g) DE = - 349 kJ/mol
A afinidade eletrônica do Cl é - 349 kJ/mol.
Uma afinidade eletrônica positiva indica que o íon negativo é menos estável que o átomo neutro. Por exemplo, a afinidade eletrônica do He é positiva, indicando que o íon He- é instável.
A eletronegatividade aplica-se a ligações químicas. Ela é definida como a habilidade de um átomo atrair elétrons para si, quando o átomo está ligado em uma molécula. A eletronegatividade está relacionada a propriedades atômicas, como a energia de ionização (EI) e a afinidade eletrônica (AE). Tanto, que uma das diversas escalas de eletronegativedade, a de Muliken, é definida como:
EM = (EI + AE) / 2
A escala mais conhecida de eletronegatividade é a de Pauling que atribui o maior valor (4,0) para o Flúor.
Resposta:
O Cloro é mais eletronegativo que o bromo, logo, no BrCl, haverá uma carga parcial negativa no Cl e uma carga parcial positiva no Br levando a molécula a possuir um momento dipolo diferente de zero.
E no Cl2, não haverá momento dipolo pois haverá cancelamento das cargas já que são do mesmo elemento, portanto idênticas.
Perdoe pelo desenho, mas fiz ele o mais rápido possível