(ADVISE 2009)Anualmente, a ONU divulga, em meados ou no fim de cada ano, a famosa lista do IDH. Sobre o IDH brasileiro, analise as assertivas a seguir:I. No IDH, leva-se em consideração a expectativa de vida, o tempo de escolaridade e a renda corrigida pelo poder de compra.II. O IDH do Brasil vem evoluindo lentamente, fazendo com que o país apresente um índice igual a 0,800, podendo-se considerá-lo elevado.III. Em razão de seu crescimento econômico contínuo, pode-se afirmar que o IDH brasileiro já é homogêneo em todo o território nacional.Estão corretas as assertivas:A) I, II e III;B) II e III;C) I e III;D) I e II;E) Nenhuma.
Soluções para a tarefa
I é verdadeira, pois o IDH mede os níveis de escolaridade, a expectativa de vida e a renda para avaliar o quão desenvolvido é um país ou região em comparação com as demais.
II é parcialmente verdadeira, pois o IDH do Brasil, apesar de ser considerado alto, é igual à 0,699, apresentando IDH de 0,800 apenas em algumas de suas regiões, não em todas.
III é falsa, pois o IDH brasileiro varia muito de uma região para outras, chegando a 0,874 no Distrito Federal e a 0,677 em Alagoas, por exemplo.
Pela análise das alternativas é correta a alternativa D.
Resposta:
somente I esta certa
Explicação:
O idh de 0,800 vai acima da média brasileira (0,750). Para isso, o Brasil deveria possuir um forte crescimento econômico e melhoria na sua distribuição de renda para uma qualidade de vida mais equilibrada.