Adquirir a capacidade de usar bem a língua requer – como toda atividade artística – uma rigorosa disciplina: só se pode manejar o meio, fazê-lo obedecer a nossa intenção expressiva, quando por nossa vez obedecemos sem discutir sua estrutura própria, que nos precede e nos ultrapassa. No caso da escrita, é preciso seguir escrupulosamente a ossatura do idioma, mesmo quando se quer trincá-lo de leve: conhecer e respeitar a pontuação, a regência, a concordância, as normas de colocação de palavras na frase, as regras de coordenação e subordinação das orações. A arte de escrever consiste em servir a língua para dela poder servir-se; a vassalagem é aqui a condição do domínio do meio é aqui a condição do domínio do meio e portanto da possibilidade de exercitar a liberdade criativa
Soluções para a tarefa
A alternativa B é a correta. A língua requer um rigor, é necessário que se entenda as regras e nuances, para que esse trabalhe a seu favor. Sendo assim, a opção que afirma que não se deve trincar o idioma, mesmo que de leve, é o exposto que traduz melhor como a língua deve ser tratada.
O que o autor quis passar com as afirmações acima?
Na visão de Renato Mezan, é possível perceber que esse acredita que para ter liberdade linguística e criativa é necessário ter: "domínio do meio", ou seja, conhecer apenas o básico da gramática não é o suficiente, por isso a alternativa E está incorreta.
Por conta de sua defesa, também é possível inferir que a alternativa A está incorreta, pois no trecho o autor deixa clara a necessidade de se obedecer o sistema linguistico.
Em relação as alternativas C e D, o autor acredita que é possível ter liberdade criativa e que isso só ocorre com a obediência das normas gramaticais, que é o contrário do exposto nas alternativas. O texto diz: "A arte de escrever consiste em servir a língua para dela poder servir-se; [...] possibilidade de exercitar a liberdade criativa".
Complemento do enunciado:
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:
[A] A prática da liberdade criativa na expressão escrita independe do sistema linguístico.
[B] Deve-se evitar ao máximo trincar o idioma, mesmo que seja de leve; por isso, é fundamental obedecer às regras gramaticais.
[C] A arte de escrever consiste em servir a língua, mas sem exercitar a liberdade criativa.
[D] O escritor deixará de ser criativo quando ousar trincar de leve as regras gramaticais consideradas imutáveis.
[E] Somente o domínio das regras básicas do idioma dá ao escritor a oportunidade de comunicar-se criativa e expressivamente.
Entenda mais sobre regras gramaticais em: https://brainly.com.br/tarefa/20622318
#SPJ4