Psicologia, perguntado por pauloprb86, 5 meses atrás

Adornos, como piercings e tatuagem, vêm conquistando a simpatia de um número crescente de pessoas nos últimos tempos. A adesão a essa moda requer alguns cuidados para que essa ação não interfira na saúde dos adeptos, pois, ao fazer uma tatuagem ou ao colocar um piercing, a pessoa se expõe a risco de contaminação por bactérias e vírus, além de se expor a possíveis reações alérgicas e cicatrizes indesejáveis, como os queloides. Seu desafio é: a) explicar o que é a descrição das características de queloides; b) responder se há grupos com maior propensão ao desenvolvimento de queloides. Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

A) A queloide nada mais é que uma marca que surge logo após a cicatrização de algum machucado.

Dentre as características da queloide podemos citar: o endurecimento da região, a sensação de dor e coceira, além da espessura avantajada, que se difere dos tecidos não afetados.

B) Dentre os grupos que são mais propensos a desenvolverem queloide podemos citar: indivíduos asiáticos, negros e indígenas, assim como seus descendentes, onde a protuberância pode ocorrer devido ao excesso de colágeno no corpo, onde as células acabam se desenvolvendo em demasia e acabam produzindo um novo tecido para a pele.

Respondido por Wendylene
4

Resposta:

a) No processo de cura de uma lesão, podem ocorrer alguns prejuízos na etapa de fechamento, limpeza de fragmentos e reestruturação dos tecidos. Os fatores principais que interferem na recuperação de uma lesão são respostas inflamatórias inefetivas, resposta imune inadequada e perfusão de tecido pobre.

Os queloides são cicatrizes hipertróficas que resultam da produção excessiva de colágeno no local da lesão. É comum haver coceira ou dor, principalmente nas primeiras semanas após o evento que originou a ferida. A tentativa de remoção do queloide resulta na formação de outro queloide no mesmo lugar.

b) Há indivíduos com maior propensão para a produção de mediadores químicos que contribuem para os fibroblastos proliferarem (em especial, os de etnia negra e asiática). Estes últimos são causados pela produção de colágeno das células de reparação, o que resulta na cicatriz. O queloide pode ser considerado um tumor benigno, sem ligação com o câncer.

Explicação:

Ambiente virtual

Perguntas interessantes