Química, perguntado por juhgomessa, 8 meses atrás

Adornando dedos, orelhas, pescoço ou braços, as bijuterias são acessórios conhecidos pela variedade de modelos e pelo baixo custo. Comumente, elas são fabricadas utilizando ligas metálicas de boa maleabilidade e resistência, constituídas por zinco, cobre, estanho e alumínio, respectivamente, Zn (Z=30, A=65) ,Cu (Z=29, A=63), Sn (Z=50, A=118), Al (Z=13, A=27).
A soma dos números de nêutrons dos dois átomos que apresentam números atômicos consecutivos e que entram na composição das bijuterias é? Essa soma corresponde a um elemento classificado como representativo ou de transição? Justifique​
me ajudem pf

Soluções para a tarefa

Respondido por shaimoom
1

Resposta:

Explicação:

- O número atômico (Z) representa o número de prótons do elemento. O cobre (Z=29) e o Zinco (Z=30) apresentam números atômicos consecutivos.

- Para sabermos o número de nêutrons basta subtrairmos o numero atômico (número de prótons) do número de massa (A) pois ele representa a soma dos prótons e nêutrons presentes no núcleo do elemento.

Cu = A - Z= 63-29 = 34 nêutrons

Zn=  A - Z = 65-30= 35 nêutrons

- Soma do n de nêutrons = 34 +35 = 69

- Os elementos são caracterizados pelo número de prótons representado pelo n atômico . O Túlio tem n atômico 69  e portanto é um elemento de transição

Perguntas interessantes