Admita que sejam válidas ambas as seguintes sentenças: • Pinóquio sempre mente; • Pinóquio diz: "Todos os meus chapéus são verdes". Podemos concluir dessas duas sentenças que: (A) Pinóquio tem pelo menos um chapéu. Pinóquio tem apenas um chapéu verde. (C) Pinóquio não tem chapéus. (B) (D) Pinóquio tem pelo menos um chapéu verde. (E) Pinóquio não tem chapéus verdes. 6.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(e) Pinóquio não tem chapéu verder
Explicação passo-a-passo:
pois se ele sempre mente significa que ele está mentindo pois ele não tem chapéu verde , sim amarelo!
espero ter ajudado!
Resposta:
Letra A
Explicação passo a passo:
Segundo um dos axiomas da lógica:
"Se uma proposição for verdadeira, sua negação deve ser falsa, e vice-versa."
Sabe-se que Pinóquio sempre mente. Considerando que a expressão "todos os meus chapéus são verdes" é falsa, sua negação deve ser, portanto, verdadeira.
A negação de "todos os meus chapéus são verdes" é "EXISTE ALGUM chapéu meu que NÃO É verde".
Por que não pode ser "todos os meus chapéus não são verdes?" Porque sempre que uma expressão for falsa, a sua negação DEVE ser verdadeira. Se duas afirmações forem falsas ao mesmo tempo, uma não pode ser a negação da outra, caso contrário estamos contrariando a própria definição de negação. Sendo possível que tanto "todos os meus chapéus são verdes" quanto "todos os meus chapéus não são verdes" sejam falsos ao mesmo tempo, um não pode ser a negação do outro.
E se Pinóquio não tivesse chapéus? Isso é impossível, porque para que "todos os meus chapéus são verdes" seja uma mentira, ela precisa afirmar uma inverdade sobre uma coisa que EXISTA. Pense assim: eu só saberia que isso é uma mentira se eu pudesse verificar a cor dos chapéus. Mas se eles não existem, seria impossível dizer que a frase é mentirosa ou verdadeira.
A única alternativa que faz sentido, portanto, é a A.