Adaptado Enade) O custeio de produtos/serviços tem sido referenciado como a função básica da contabilidade de custos. Além do aspecto puramente contábil, os métodos adotados para o custeio também são utilizados como fonte geradora de informações para a gestão. De fato, é a utilização de tais métodos que disponibiliza informações específicas que contribuem para o controle dos custos e para a tomada de decisão. No quadro seguinte, apresenta-se a caracterização básica dos principais métodos de custeio.
Método Características do Método
Custeio por absorção Atribui todos os gastos relativos ao esforço de fabricação aos produtos, total ou parcialmente prontos. Os custos de produção fixos são alocados aos produtos por meio de rateio, os custos variáveis são alocados diretamente aos produtos, e as despesas são levadas diretamente à Demonstração do Resultado (DR).
Custeio variável Abrange apenas os custos e despesas variáveis em nível de unidade do produto, evitando-se as distorções causadas por rateios arbitrários de alocação dos custos fixos aos produtos; evidencia a margem de contribuição; e trata os custos variáveis como relevantes para decisões de curto prazo. Os custos e as despesas fixas são considerados integral e diretamente no resultado do período.
Custeio baseado em atividades (activity based costing-ABC) Atribui os custos de acordo com o consumo de recursos pelas atividades e dessas pelos produtos. O ABC utiliza a relação dos custos com as atividades desempenhadas através do rastreamento delas, alocando, de forma mais racional, os custos indiretos de fabricação aos objetos de custeio.
Adaptado de: MACHADO, D. G.; SOUZA, M. A. Análise das relações entre a gestão de custos e a gestão do preço de venda: um estudo das práticas adotadas por empresas industriais conserveiras estabelecidas no RS. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 2, n. 1, p. 43-60, jan./abr. 2006.
Com base nessas características e considerando que não há método a ser utilizado de maneira indiscriminada e para todas as finalidades pelas empresas, avalie as afirmações:
I. O método de custeio variável é o mais indicado quando se objetiva conhecer a margem de contribuição dos produtos.
II. O método mais indicado ao objetivo de atender à legislação contábil, tributária-fiscal e às publicações dirigidas aos usuários externos é o de custeio por absorção.
III. O método de custeio com base em atividades é o mais indicado ao objetivo de fornecer o montante total gasto pela empresa no esforço completo de obter receitas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
A alternativa 1) é a correta.
Esse método não permite a aferição da margem de segurança.
O custeio variável pode sim ser utilizado para fins contábeis de financeiros, esse tipo de custeio não está envolvido com o DRE.
Esse método é muito vantajoso pois permite que a empresa perceba a contribuição de todos os produtos para receita da empresa.
Diferente dos custos fixos, que não envolvem só custos de produção dos bens.
Espero ter ajudado!
Resposta: 5 l,ll,lll - Todas as alternativas estão corretas.
Explicação:
I. O método de custeio variável é o mais indicado quando se objetiva conhecer a margem de contribuição dos produtos. Conforme enunciado sim: evidencia a margem de contribuição;
II. O método mais indicado ao objetivo de atender à legislação contábil, tributária-fiscal e às publicações dirigidas aos usuários externos é o de custeio por absorção. Conforme enunciado sim: Atribui todos os gastos relativos ao esforço de fabricação aos produtos, total ou parcialmente prontos. confirma-se em; O custeio por absorção é um método adotado tanto pela legislação comercial como pela legislação fiscal, no Brasil, sendo utilizado para elaboração das demonstrações contábeis e aceito para cálculo do imposto de renda e contribuição social sobre o resultado da empresa.
III. O método de custeio com base em atividades é o mais indicado ao objetivo de fornecer o montante total gasto pela empresa no esforço completo de obter receitas. SIm, era preciso utilizar uma técnica que possibilitasse a realização de uma apropriação mais detalhada do Custos Indiretos de Produção; Para preencher essa necessidade da empresa, a contabilidade de custos passou a utilizar o método de cálculo com alocação dos custos indiretos de produção às atividades que requerem recursos e destas aos produtos. Esse método recebeu o nome de Activit-based costing (ABC)