(Adaptado Enade 2016) As características clínicas, epidemiológicas e sazonais peculiares da dengue no Brasil têm despertado o interesse de pesquisadores e organismos nacionais e internacionais de saúde pública, tendo em vista a importância da identificação dos fatores que determinam as distintas formas de expressão individual e coletiva dessas infecções para o aperfeiçoamento do seu tratamento e controle, pois em termos de número de casos, representa a segunda mais importante doença transmitida por vetor no mundo. A dengue, o zika vírus e a febre chikungunya se distribuem em uma larga faixa abaixo e acima do Equador, 35º N a 35º S fazendo com que os países das Américas Central e do Sul se destacassem nesse cenário, contribuindo com muito mais da metade dos casos notificados dessa doença no mundo. No intuito de entender vários aspectos relacionados com o curso dessa doença, diferenças importantes na epidemiologia da dengue, observadas entre essas duas regiões, têm sido destacadas, dentre as quais chama a atenção a menor proporção de casos de febre hemorrágica da dengue (FHD) nas Américas. O aumento de ocorrência da dengue tem se constituído em um crescente objeto de preocupação para a sociedade e, em especial, para as autoridades de saúde, em razão das dificuldades enfrentadas para o controle das epidemias produzidas por esse vírus e pela necessidade de ampliação da capacidade instalada dos serviços de saúde para atendimento aos indivíduos acometidos com formas graves, em especial a febre hemorrágica da dengue (FHD).
BARRETO, M. L.; TEIXEIRA, M. G. Dengue no Brasil: situação epidemiológica e contribuições para uma agenda de pesquisa. Estud. av., 2008.
Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2018.(adaptado).
Considerando as informações acima apresentadas sobre esse tema, avalie as afirmações abaixo.
I. A dengue é uma enfermidade viral aguda que se caracteriza por início súbito com febre alta, que dura de 3 a 5 dias, dor de cabeça intensa, alterações gastrointestinais, dor muscular, entre outros sintomas.
II. O vírus da dengue é transmitido pela picada de fêmeas do mosquito Aedes aegypti e tem como reservatório o conjunto humano-mosquito.
III. A sazonalidade da incidência de dengue permite ao gestor planejar ações de combate à doença, bem como ações educativas que previnam novos casos nos períodos de maior risco.
IV. Sendo o vetor que transmite a dengue o mesmo transmissor de doenças como chikungunya e zika, pode-se esperar um maior número de casos dessas doenças nos períodos mais quentes do ano.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
thatianemonteiro72:
ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
A alternativa 5) é a correta.
A dengue, a malária e a febre amarela são doenças predominantes em países tropicais em desenvolvimento ou de terceiro mundo, atingem principalmente as pessoas mais pobres devido à falta de saneamento que permite que os insetos vetores se desenvolvam.
Essas doenças são causadas por protozoários e vírus, e podem ser adquiridas por transfusão sanguínea, que é algo bem similar ao repasto sanguíneo pelos insetos.
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa 5 - I, II, III e IV
Explicação: Resposta páginas 134 do livro.
Perguntas interessantes
Filosofia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás