(Adaptado - Enade 2001) Muitas vezes, os próprios educadores não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: "é pré-requisito para as séries seguintes. ". Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos. Assim, os exercícios escolares são, quase sempre, feitos em torno de problemas que não existem na vida real. (. ). A escola nem sempre ajuda os alunos a resolver problemas concretos, problemas que eles realmente entendam e para os quais estejam interessados em procurar a solução, entretanto, o modo como a escola ensina deveria ajudar o aluno a aprender a aprender. Nesta direção deve estar a organização curricular, tendo em vista que reflete as práticas socioculturais. Para colocá-la à serviço de educação crítica e formadora da cidadania, é preciso haver:
Soluções para a tarefa
O processo de conhecimento é desenvolvido lado a lado do processo pedagógico. Ele é contemplado a partir de um série de questões desenvolvidas no ambiente escolar com o intuito de formar alunos críticos, onde o conhecimento ensinado nas instituições escolares continuam sendo uma base fundamental inclusive para a prática fora da escola.
A escola ensina conteúdos a partir da matriz curricular
Por isso ela abriga conceitos didáticos e os coloca em prática a partir de situações cotidianas, devendo sempre interagir entre o papel do educador e a base do aluno para o saber.
Por fim, educar é incluir e o direito à educação está previsto em nossas bases fundamentais pela Constituição.
Completando:
e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.
II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico.
III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.
IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I e IV.
b. I e III.
c. I, II e III.
d. II e IV.
Sobre aprendizagem:
https://brainly.com.br/tarefa/20940153
#SPJ4