Sociologia, perguntado por iraciafs, 1 ano atrás

(Adaptado de Unicentro, 2010) “Quando se menciona o trabalho escravo no Brasil, a primeira lembrança é a da escravidão negra. Realmente, foi ela a mais marcante, a mais longa e terrível; mas o trabalho escravo se inicia no Brasil com a escravidão indígena” (TOMAZI, Nelson Dácio (Coord.). Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p. 62). Considerando a realidade estabelecida pela implantação do trabalho escravo dos negros africanos trazidos ao Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

A.Os negros africanos não reagiram à escravidão.


B.O negro não foi parte integrante da história brasileira, apesar dos muitos preconceitos que ainda persistem contra eles.


C.As condições de vida dos escravizados africanos eram ótimas, razão pela qual a média de vida útil deles não ultrapassava 15 anos.


D.O Brasil figura entre os últimos países latino-americanos a declarar por meio de muitas leis, até a promulgação da lei áurea, a libertação de seus escravos.


E.O fim do tráfico de escravizados, no Brasil, não ocorre em meados do século XIX, quando começam algumas experiências com a mão de obra assalariada de estrangeiros.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
89

A alternativa D está correta.

Alguns acontecimentos favoreceram o fim da escravidão, dos quais podemos destacar:

As ideias de liberdade da Revolução Francesa;

Os grupos Ingleses que queriam investir no mercado Brasileiro, para ser mais exato, queriam introduzir seu próprio mercado no Brasil, necessitando de um aumento dos consumidores;

A imigração Europeia que trouxe consigo mão de obra e empregos de qualidade, fato que reflete a desigualdade desde aquele período, pois os escravos libertos pouco sabiam ler e não teriam condições de competir com Europeus.

Respondido por karolcarvalho86
44

Resposta:

correta D

Explicação:

confia na mãe aqui oxê

Perguntas interessantes