Pedagogia, perguntado por marlenedasilvaovrhsl, 11 meses atrás

s Professoras Laura e Luíza acabaram de ingressar em uma rede pública de ensino que faz uso da BNCC, onde a elas foram atribuídas duas salas de segundos anos do Ensino Fundamental na mesma escola, em períodos diferentes. Essa escola localiza-se no centro da cidade e atende alunos de diferentes zoneamentos e grupos sociais. Cada sala é constituída por 30 alunos, que, como em todas as turmas, apresentam diferentes níveis de aprendizagem, isto é, são classes heterogêneas.

Durante as avaliações diagnósticas, as professoras perceberam que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas ao estudo dos conteúdos da Matemática, assim como, demonstram desinteresse por esse componente curricular, apresentando uma compreensão errônea, relacionando-o apenas a fazer contas e decorar regras.

A partir da situação descrita, como professor(a) do segundo ano na mesma escola, inquieto-me com a indagação de como motivar os alunos a uma aprendizagem significativa nas aulas e, consequentemente, tornar esses alunos letrados em Matemática, considerando sua faixa etária e nível de ensino?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

A avaliação no que tange o estudo da matemática deve privilegiar o aluno não apenas em seus resultados, mas no desenvolver das questões, ou seja, o conceito aritmético deve ser apresentado utilizando o cotidiano como referência, sendo esse método, parte do processo inclusivo de educação, que visa desenvolver as potencialidades do educando, o privilegiando e corrigindo as possíveis falhas.

Por isso é importante que o educador esteja atento que os padrões tradicionais do ensino foram modificados ao longo do tempo, e, hoje, apesar do espaço escolar ser o mesmo do passado, a forma como a didática é apresentada e esse local é organizado, é consequência de uma série de desconstruções ao longo do tempo.

Perguntas interessantes