(Adaptado de ENADE 2005) "(...) o espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organizapara alcançar seus objetivos." (ISNARD, H. L'EspaceGéographique. Paris: P.U.F., 1978. p.52) Essa compreensão a respeito do espaço geográfico apresentada pelo autor:a.opõe-se à corrente de pensamento positivista, que, a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a separação entre o homem e a natureza.b.baseia-se na Geografia Quantitativa, que considera o espaço geográfico como um conjunto de símbolos e valores elaborados através das experiências pessoais e coletivas; c.baseia-se no Determinismo Geográfico, que considera o trabalho como fundamental na estruturação do espaçogeográfico, já que é através dele que as sociedades são vistas; d.baseia-se na escola alemã, que considera espaço geográfico como algo composto por aparência e essência dos fenômenos, fruto das possibilidades de interação do homem com meio; e.opõe-se à Geografia Crítica, pois não se preocupa em desvendaras máscaras sociais contidas no espaço geográfico;
Soluções para a tarefa
Os positivistas consideravam que a ciência era neutra e que era apenas o resultado de fatos objetivos e observáveis, de modo que o ideal era que o pesquisador/cientista não se introduzisse naquilo que estuda para não falsificá-lo.
Esta teoria é hoje pouco aceita nas Ciências Humanas, que adotam a hipótese de que o sujeito sempre se "intromete" naquilo que observa (tomando como base, por exemplo, a Fenomenologia), de modo que a neutralidade não é possível.
Isto fundamenta, claro, uma visão oposta à do trecho, que diz que a realidade é uma construção social (subjetiva).
Alternativa A.
Resposta:
opõe-se à corrente de pensamento positivista, que, a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a separação entre o homem e a natureza.
Explicação: