Pedagogia, perguntado por bibizinhaa5451, 3 meses atrás

(ADAPTADA) Kant, embora alemão, tendo vivido no século XVIII foi um grande entusiasta da Revolução Francesa. Ele procurou não só unir, mas, sobretudo ultrapassar, no sentido de responder aos anseios deixados pelos limites das correntes que propunham o estudo do pensamento humano, o Racionalismo de Descartes e Leibniz e o Empirismo de John Locke. Kant procurou uma saída tanto para o Racionalismo extremado que afirmava que o conhecimento sobre as coisas seria puramente de ordem racional, como para o Empirismo, onde afirmava que as experiências são o caminho para o conhecimento. Nesta saída Kant propunha: Escolha uma opção: a. Tanto o Racionalismo como o Empirismo tinham sua parcela de verdade, o primeiro no que dizia que o conhecimento é racional, e o segundo, no que dizia que o conhecimento é experiencial, porém, para Immanuel Kant, haveria estruturas prévias no sujeito, estruturas cognitivas a priori, que só se completavam com a experiência, a posteriori. B. Kant propunha o Idealismo Transcendental, que consiste na negação da realidade física a favor da realidade do pensamento puro prático, aproximando assim as duas correntes citadas. C. Kant na verdade não conseguiu afirmar uma outra saída para o impasse entre Racionalismo e no Empirismo. D. Kant encontra a resposta para o impasse na afirmação do Imperativo Categórico, que tinha a Boa Vontade como primeiro princípio de toda ação, portanto, tanto Descartes quanto Locke estavam corretos. E. Tanto o Racionalismo como o Empirismo estavam equivocados e era preciso criar uma nova forma de entender como se constrói o conhecimento, esta nova forma seria o da Razão Pura Prática, elo central do Esclarecimento ou Iluminismo. Limpar minha escolha

Soluções para a tarefa

Respondido por oblii13
0

A partir do enunciado sobre o Empirismo de John Locke e também como era visto o racionalismo. Podemos dizer que a alternativa que melhor define qual era a proposta de Kant era:

Tanto o Racionalismo como o Empirismo tinham sua parcela de verdade, o primeiro no que dizia que o conhecimento é racional, e o segundo, no que dizia que o conhecimento é experiencial, porém para Kant haveria estruturas prévias no sujeito, estruturas cognitivas a priori, que só se completavam com a experiência, a posteriori.

Empirismo o que é?

O empirismo é uma linha da filosofia, referente à teoria do conhecimento, que encontra suas raízes na filosofia de Aristóteles. O termo empirismo vem da palavra grega empeiria, que significa experiência. Na era Moderna, quando a capacidade intelectual se tornou central para a produção da filosofia, a tendência empirista foi praticada por filósofos como Thomas Hobbes, John Locke e David Hume.

Essas pessoas se opõem aos racionalistas, que afirmam que o conhecimento é puramente racional e independente da experiência. Os racionalistas são, portanto, libertários, pois defendem a existência de um conhecimento inato no homem, ou seja, um conhecimento que foi incorporado à mente humana.

Saiba mais sobre Racionalismo em: https://brainly.com.br/tarefa/1114685

#SPJ4

Perguntas interessantes