(Adaptada, ENADE, 2012) Em 2003, foi descoberto que a empresa Parmalat estava endividada em 11 bilhões de euros (38, 5 bilhões de reais). Um sistema fraudulento desviou dinheiro, fraudou orçamentos e documentos que indicavam lucros fictícios. Por ser permanente, essa fraude não era detectável, pois, antes mesmo de o escândalo se tornar público, o Banco Central Alemão adquiriu 5,1% do capital da Parmalat, a qual empregava aproximadamente 37 mil funcionários em mais de 30 países, tendo um faturamento que chegou a 7,6 bilhões de euros em 2002 (27 bilhões de reais). Valor superior ao do PNB - Produto Nacional Bruto de países como Paraguai, Bolívia, Angola e Senegal.
Casos que abalaram o capitalismo e a globalização econômica. Adaptado de reportagens do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre - RS (apud MATOS, 2011, p. 28-29).
Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - A euforia dos empresários pelo sucesso financeiro a qualquer preço em detrimento dos valores éticos fez emergir escândalos empresariais de grande repercussão, que impactaram diretamente na imagem dessas organizações perante a sociedade.
PORQUE
II - Refletem uma cultura não ética, indiferente às questões morais, na qual tudo acaba sendo permitido, e o lucro passa a ser objetivo supremo e a competição passa a ter caráter predatório, ou seja, todos os concorrentes devem ser eliminados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Acredito que a Resposta seja a B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. (Mas estou em dúvidas).
zanda7:
eu respondi a A
Perguntas interessantes