(Adaptada de ENEM - 2011) Dois amigos, em preparação para uma prova de velocidade, conversam: Vamos massacrá-los! Vamos! Vamos arrasar eles! Vamos! Mas antes, vamos acertar o pronome! Texto adaptado de: VERÌSSIMO, L. F. As cobras em: Se Deus existe que eu seja atingido por um raio. Porto Alegre: L&PM, 1997. O humor textual decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois a) contraria o uso previsto para o registro oral da língua. b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto. c) gera inadequação na concordância com o verbo. d) gera a ambiguidade na leitura do texto. e) apresenta dupla marcação de sujeito
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.
Explicação:
Espero ter ajudado
(Acabei de fazer essa tarefa , prof corregiu e ta certo. Confia.)
O uso do pronome reto no lugar do oblíquo é INADEQUADO, pois:
b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.
Pronomes pessoais
No texto apresentado, o humor surge justamente do emprego do pronome pessoal reto "eles" no lugar do pronome oblíquo "los".
O pronome reto só pode ocupar posição de sujeito (termo que age sobre o verbo, modificando-o). Já o pronome oblíquo atua como objeto, ou seja, complemento verbal.
Portanto, segundo a norma padrão da língua, o ADEQUADO é usar a estrutura "arrasá-los", e não "arrasar eles". O pronome "eles" não pode atuar como complemento do verbo, não pode ter função sintática de objeto.
Mais sobre pronomes pessoais em:
https://brainly.com.br/tarefa/29063717