Adam Smith via a história da economia como uma sequência de formas de atividade econômica: caça, coleta, pastoreio, agricultura e comércio. De modo que o pensador escocês preservava uma perspectiva histórica em suas reflexões. Essa seria a “ordem natural”, ou seja, como deveria ter acontecido ou acontecer em cada sociedade. Suas teses buscavam demonstrar o mecanismo lógico do crescimento econômico, dentre as quais, a maquinofatura representou um momento crucial na produção da riqueza.
Sobre o sistema de ideias smithiano, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A economia é movida pela intervenção constante do Estado. Não há outra forma de produzir riqueza sem que se atenda aos interesses públicos.
Alternativa 2:
A agricultura é a principal fonte de renda de uma nação. Todo o país que depende do fornecimento agrícola de outra nação está fadado ao fracasso.
Alternativa 3:
Quanto mais o trabalho for desenvolvido coletivamente mais eficiente será a produção. Para ele, a divisão do trabalho é o resultado de um erro adquirido com o advento da economia fabril.
Alternativa 4:
A produção feudal é o padrão ideal da distribuição da riqueza. Antecedendo Marx na busca da implantação do socialismo, ele defendia, porém, de forma utópica, o retorno da população a vida agrária.
Alternativa 5:
A lei de oferta e procura determinam a vida econômica. Para ele, a divisão do trabalho permitiu a especialização da mão-de-obra e o aumento do potencial de produção. Smith, também, considerava que a indústria maquinofatureira foi um salto qualitativo na concentração de riqueza.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta que relaciona a obra de Adam Smith com seus pensamentos acerca da economia é: "Alternativa 5: A lei de oferta e procura determinam a vida econômica. Para ele, a divisão do trabalho permitiu a especialização da mão-de-obra e o aumento do potencial de produção. Smith, também, considerava que a indústria maquinofatureira foi um salto qualitativo na concentração de riqueza."
Para isso, é preciso entender os escritos de Adam Smith e sua relação com o liberalismo econômico.
Adam Smith e o liberalismo econômico
O economista escocês Adam Smith é um dos fundadores da escola do liberalismo econômico, que coloca a livre iniciativa como fundamento para o desenvolvimento das nações.
Nisso, Adam Smith desenvolve uma ideia de lassiez-faire, em que a economia será determinada pela oferta e demanda, sem necessidade de uma intervenção do Estado para o desenvolvimento econômico.
Para mais sobre Adam Smith, leia: https://brainly.com.br/tarefa/26678152
#SPJ1