Acredita-se que não há uma sequência de aprendizagem mais eficaz que outra para o ensino dos fundamentos do voleibol, entretanto o melhor caminho seria seguir uma sequência em que o professor desenvolva bem o seu trabalho. Nesse sentido, o importante é que, seja qual for a escolha do professor, ele realize um processo com fundamentação didática e metodológica para o bom aprendizado do aluno. Alguns profissionais relataram sucesso no ensino dos fundamentos ao seguirem a ordem na qual são ensinados, primeiramente, os mais requisitados, tais como: saque, posição básica, manchete, toque de bola por cima, cortada, bloqueio e defesa. No entanto, recomenda-se que os fundamentos sejam ensinados de maneira progressiva, de sua forma mais fácil para a mais difícil, a fim de que o aluno consiga aplicar cada fundamento de forma efetiva.
SANTOS, A. P. M. Metodologia do Voleibol. Porto Alegre: SAGAH, 2020 (adaptado).
Sobre o ensino dos fundamentos, analise a situação a seguir.
Melissa, professora de educação física, ao ministrar uma aula para ensinar aos alunos sobre os fundamentos do voleibol, optou por ensinar os fundamentos em sua maneira mais simples e de forma progressiva a fim assegurar a aplicação de cada fundamento e o agrupamento dos fundamentos com técnicas de movimentos similares.
No que diz respeito a essa situação e ao ensino dos fundamentos do voleibol, é correto afirmar que Melissa ensinou primeiro
A)
o movimento de mergulho e o rolamento, fundamentos mais simples se comparados aos outros fundamentos.
B)
a cortada e depois ensinou o saque do tipo tênis, fundamento que contribui no ensino da cortada.
C)
a posição básica e a movimentação do voleibol, pois a movimentação deve ser realizada utilizando a posição básica.
D)
o saque por baixo e depois ensinou a manchete, pois o saque contribui para o ensino da manchete.
E)
o movimento de bloqueio e depois a cortada, pois o bloqueio contribui no ensino da cortada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes