Acordou. Levantou-se. Aprontou-se. Lavou-se. Barbeou-se. Enxugou-se. Perfumou-se. Lanchou. Escovou. Abraçou. Beijou. Saiu. Entrou. Cumprimentou. Orientou. Controlou. Advertiu. Chegou. Desceu. Subiu. Entrou. Cumprimentou. Assentou-se. Preparou-se. Examinou. Leu. Convocou. Leu. Comentou. Interrompeu. Leu. Despachou. Conferiu. Vendeu. Vendeu. Ganhou. Ganhou. Ganhou. Lucrou. Lucrou. Lucrou. Lesou. Explorou. Escondeu. Burlou. Safou-se. Comprou. Vendeu. Assinou. Sacou. Depositou. Depositou. Depositou. Associou-se. Vendeu-se. Entregou. Sacou. Depositou. Despachou. Repreendeu. Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou. Desconfiou. Vigiou. Ordenou. Telefonou. Despachou. Esperou. Chegou. Vendeu. Lucrou. Lesou. Demitiu. Convocou. Saiu. Despiu-se. Dirigiu-se. Chegou. Beijou. Negou. Lamentou. Dormiu. Roncou. Sonhou. Sobressaltou-se. Acordou. Preocupou-se. Temeu. Suou. Ansiou. Tentou. Bebeu. Dormiu. Dormiu. Dormiu. Acordou. Levantou-se. Aprontou-se...
MINO. Como se conjuga um empresário. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2016. Adaptado.
(UEFS – BA) Sobre análise linguística dos aspectos que estruturam o texto e de seus efeitos de sentido, está correto o que se afirma em
I. O uso constante da terceira pessoa do singular sugere a indeterminação do sujeito da ação verbal.
II. O pronome “se” que aparece ao longo do texto é sempre reflexivo, indicando situações em que a personagem é, ao mesmo tempo, agente e paciente dos atos realizados.
III. A repetição das formas verbais “Vendeu”, “Ganhou” e “Lucrou” sugere acontecimentos reiterados no cotidiano de uma pessoa de negócios, que a deixam sufocada e oprimida diante da realidade por ela vivenciada.
IV. O apagamento dos complementos de verbos flexionados no pretérito, como “Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou.”, insinua fatos rotineiros, independentemente do elemento ou do ser que eles possam impactar.
V. O ponto de continuação, após cada procedimento, diferencia-se do emprego das reticências, no final do texto, na medida em que evidencia processos verbais concluídos, que não irão se repetir.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
A
I e II.
B
II e IV.
C
IV e V.
D
I, III e IV.
E
II, III e V.
Soluções para a tarefa
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é:
B) II e IV.
Avaliando cada item:
I. (F) O uso constante da terceira pessoa do singular sugere a indeterminação do sujeito da ação verbal.
> Todas as formas verbais estão na 3ª pessoa do singular (ele), mas o sujeito não aparece. Assim, temos sujeito oculto, mas não indeterminado.
II. (V) O pronome “se” que aparece ao longo do texto é sempre reflexivo, indicando situações em que a personagem é, ao mesmo tempo, agente e paciente dos atos realizados.
> O "se" sempre é reflexivo ao longo do texto, pois equivale a "si mesmo". Exemplo: "Barbeou-se" (barbeou a si mesmo).
Ele é, simultaneamente, agente e paciente da ação.
III. (F) A repetição das formas verbais “Vendeu”, “Ganhou” e “Lucrou” sugere acontecimentos reiterados no cotidiano de uma pessoa de negócios, que a deixam sufocada e oprimida diante da realidade por ela vivenciada.
> Esses verbos remetem a negociações financeiras, indicado sua atividade profissional, mas não expressam sufocamento e opressão do personagem.
IV. (V) O apagamento dos complementos de verbos flexionados no pretérito, como “Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou.”, insinua fatos rotineiros, independentemente do elemento ou do ser que eles possam impactar.
> O fato de os complementos desses verbos serem omitidos indica que o que importa é a ação feita, não sobre quem elas recaem.
V. (F) O ponto de continuação, após cada procedimento, diferencia-se do emprego das reticências, no final do texto, na medida em que evidencia processos verbais concluídos, que não irão se repetir.
> Na verdade, indica justamento o oposto, ou seja, processos verbais inconcluídos, que irão se repetir.