acondroplasia e uma condição genética dominante, em homozigose no gene da acondroplasia e letal qual a chance de um casal ondes ambos possuem acondroplasia terem um filho do sexo masculino com acondroplasia ou uma filha normal para essa condição?
Soluções para a tarefa
De acordo com o enunciado, a acondroplasia é dominante. Isso significa que um indivíduo heterozigoto irá possuir a condição genética, pois o alelo que condiciona a doença é dominante.
A - dominante;
a - recessivo;
Homozigoto:
AA
aa
Heterozigoto:
Aa
Ainda no enunciado temos que, em homozigose, a doença é letal. Isso significa que os indivíduos com o gene AA não sobreviverão. Sendo assim, todo indivíduo com acondroplasia é heterozigoto.
Vamos para a parte prática da questão:
"qual a chance de um casal onde ambos possuem acondroplasia..." → isso significa que ambos são heterozigotos, caso contrário não estariam vivos.
O exercício pede a chance de a criança ser um menino com acondroplasia. Para a determinação do sexo há uma chance de 50% - 50%.
Vamos achar a proporção dos descendentes:
Como os indivíduos com o gene AA morrerão, devemos levar em conta apenas os outros 3 genes. Após observar a tabela, podemos concluir que a chance de ter uma criança com acondroplasia é de 2/3 (2 genes heterozigotos dentre 3 genes).
Como o enunciado quer que a criança seja um menino, multiplicamos esse valor por 1/2:
1/2 × 2/3 = 2/6 = 1/3
A questão pede também a chance de nascer uma filha normal para essa condição. Vamos usar a mesma tabela que usamos para o filho:
A probabilidade da criança ser normal (homozigótica recessiva - aa) é de 1/3. Vamos multiplicar esse valor por 1/2, que é a chance de o indivíduo ser do sexo feminino:
1/2 × 1/3 = 1/6
Como o enunciado pediu a chance de um OU de outro, devemos somar as probabilidades.
R: A chance é de 50%.
☞ Mais exercícios de genética:
https://brainly.com.br/tarefa/25547692
https://brainly.com.br/tarefa/25633278