Ache a equação da reta p1 (-10 ,0 ). P2 (2 , 0)
Soluções para a tarefa
= 0
2y + 10y = 0
12y = 0
y = 0
A equação é o próprio eixo das abscissas (eixo do x)
Vamos lá.
Veja, Laalonson, que a resolução é simples. Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) Pede-se para encontrar a equação da reta que passa nos seguintes pontos: P₁(-10; 0) e P₂(2; 0).
ii) Antes vamos encontrar o coeficiente angular da reta que passa em dois pontos A(x₀; y₀) e B(x₁; y₁) terá o seu coeficiente angular (m) encontrado assim:
m = (y₁-y₀)/(x₁-x₀)
Assim, tendo a relação acima como parâmetro, então a reta que passa nos pontos P₁(-10; 0) e P₂(2; 0), terá o seu coeficiente angular encontrado da seguinte forma:
m = (0-0)/(2-(-10))
m = 0/(2+10)
m = 0/12 ----- como "0/12 = 0", teremos:
m = 0 <---- Este será o coeficiente angular da reta que passa nos pontos P₁ e P₂.
iii) Agora note que quando já se conhece o coeficiente angular (m) de uma reta e apenas um dos pontos por onde ela passa (x₀; y₀), a sua equação é encontrada assim:
y - y₀ = m*(x - x₀)
Assim, tendo a relação acima como parâmetro e considerando que a reta da sua questão tem coeficiente angular igual a "0" (m = 0) e levando em conta que ela passa nos pontos P₁(-10; 0) e P₂ (2; 0), então basta escolher um dos pontos dados (ou o P₁ ou o P₂) e utilizá-lo para encontrar a equação da reta da sua questão. Vamos escolher o ponto P₂(2; 0) e vamos encontrar a equação dessa reta, utilizando, a relação acima [y-y₀ = m*(x-x₀)]. Assim, teremos:
y - 0 = 0*(x - 2) ----- desenvolvendo, teremos:
y = 0*x - 0*2 ------ continuando o desenvolvimento, teremos:
y = 0 - 0
y = 0 <--- Esta é a resposta. Isso significa que a reta que passa nos pontos dados da sua questão é o próprio eixo dos "x". Em outras palavras, isso quer dizer que, para qualquer valor real de "x", iremos sempre encontrar y = 0.
É isso aí.
Deu pra entender bem?
OK?
Adjemir.