Acerca dos fatores que incidem sobre a leitura, processo este que é pautado no tripé autor-texto-leitor, podemos destacar o seu contexto de produção, ou seja, as circunstâncias que motivaram a escrita de determinado texto e também a compreensão de quem é o autor do texto, suas ideias, anseios e percepções de mundo, e o conhecimento de mundo do leitor, o qual é necessário para que sejam estabelecidas as devidas relações entre as informações apresentadas pelo texto para a produção de sentido(s). A esse respeito, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas.
Alternativa 1:
conhecer a visão de mundo do autor do texto não contribui para a compreensão de um determinado enunciado, visto que os textos não possuem ideologia.
Alternativa 2:
ter um amplo conhecimento sobre os vocábulos que compõem a língua é o suficiente para ser um bom leitor, posto cada palavra possui sentido único.
Alternativa 3:
fatores com a classe social e o grupo cultural a qual determinado leitor pertence incidem diretamente na forma como este indivíduo irá assimilar as informações e produzir os sentidos.
Alternativa 4:
embora ambos sejam importantes, o conhecimento de mundo do leitor se sobrepõe ao contexto de produção de um texto, posto que o leitor tem o direito de fazer sua própria leitura sem considerar outros fatores.
Alternativa 5:
conhecer o contexto de produção de um texto é maior importante do que o conhecimento de mundo do leitor, visto que sempre será possível fazer deduções sobre o texto apenas com o que este apresenta em termos de informação.
A alternativa 3 está correta.
A leitura tem um papel muito interessante na promoção da construção do conhecimento, essa, que quando aliada ao letramento faz parte da experiência na sociedade.
Sabendo disso, é a partir da leitura e do conhecimento que a mente atua como um catalizador do que ouvimos, vemos e aprendemos, e, quando o indivíduo utiliza a atitude filosófica.
Além disso, ele pode tomar as próprias conclusões sobre essa relação, evidenciando seu pensamento que é passível de questionamento, ou seja, nenhuma certeza é a razão para todas as coisas, pois as linguagens e a mente se relacionam como um só.
Alternativa 3:
fatores com a classe social e o grupo cultural a qual determinado leitor pertence incidem diretamente na forma como este indivíduo irá assimilar as informações e produzir os sentidos.