Acerca dos documentos textuais oficiais e a docência em História, leia o texto a seguir: O que ocorre é que a palavra ‘documento histórico’ era muito empregada desde o século XIX, quando os historiadores utilizavam como fontes de informação e como caminhos de análise, de modo muito mais preponderante, alguns tipos de textos como aqueles produzidos pelas instituições, pelos organismos do Estado e dos poderes constituídos; ou, ainda, como as crônicas de época oficiais patrocinadas por estes mesmos poderes, entre outras possibilidades. Essa escolha de fontes era essencialmente orientada por um modelo específico de História Política que perdurou amplamente no primeiro século da historiografia científica. Por causa do amplo predomínio da produção textual no universo que os historiadores tomavam como o seu conjunto de fontes históricas – e também por causa da enfática ideia de prova que estes textos assumiam no trabalho dos historiadores – a designação ‘documento histórico’ surgiu como uma tendência no vocabulário historiográfico, o que inclusive parecia aproximar do trabalho dos juristas o tipo de trabalho que os historiadores desenvolviam. A palavra documento é ela mesma resíduo de um tipo de História que se fazia em um período anterior. BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: uma introdução à sua definição, à sua função no trabalho do historiador, e à sua variedade de tipos. Cadernos do Tempo Presente – ISSN: 2179-2143. São Cristóvão - SE, v. 11, n. 02, p. 03-26, jul. /dez. 2020. Disponível em:. Seer. Ufs. Br/index. Php/tempo. Acesso em 02 ago. 2022 A partir da leitura do trecho anterior e do livro da disciplina, analise as assertivas a seguir, considerando V (para as verdadeiras) e F (para as falsas): ( ) O texto analisa o uso do termo "documento histórico", e como esse termo está atrelado à concepção de registro oficial da história. ( ) Os documentos textuais oficiais apresentam dados fieis e verdadeiros dos acontecimentos da história. ( ) A análise dos documentos textuais oficiais aponta
Soluções para a tarefa
Sobre o texto apresentado sobre o documento histórico, a alternativa 3 é a correta.
Documento Histórico
Documento histórico é todo registro produzido pelo homem ao longo do tempo.
Apesar da História ter um papel importante na formação dentro do ensino, ela só se tornou uma disciplina no século XIX.
Por volta do século XVIII, o que era considerado documento histórico, era apenas notas escritas, como documentos oficiais, produzidas pela igreja ou pelo Estado.
Apenas no século XX é que historiadores passaram a considerar que todo e qualquer vestígio de história, passou a ser considerado documento histórico, como por exemplo, armas, moedas, roupas antigas.
Os principais tipos são:
- Documentos textuais
- Vestígios arqueológicos
- Representações pictóricas
- Registros orais
A questão completa é: Acerca dos documentos textuais oficiais e a docência em História, leia o texto a seguir: O que ocorre é que a palavra ‘documento histórico’ era muito empregada desde o século XIX, quando os historiadores utilizavam como fontes de informação e como caminhos de análise, de modo muito mais preponderante, alguns tipos de textos como aqueles produzidos pelas instituições, pelos organismos do Estado e dos poderes constituídos; ou, ainda, como as crônicas de época oficiais patrocinadas por estes mesmos poderes, entre outras possibilidades. Essa escolha de fontes era essencialmente orientada por um modelo específico de História Política que perdurou amplamente no primeiro século da historiografia científica. Por causa do amplo predomínio da produção textual no universo que os historiadores tomavam como o seu conjunto de fontes históricas – e também por causa da enfática ideia de prova que estes textos assumiam no trabalho dos historiadores – a designação ‘documento histórico’ surgiu como uma tendência no vocabulário historiográfico, o que inclusive parecia aproximar do trabalho dos juristas o tipo de trabalho que os historiadores desenvolviam. A palavra documento é ela mesma resíduo de um tipo de História que se fazia em um período anterior. BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: uma introdução à sua definição, à sua função no trabalho do historiador, e à sua variedade de tipos. Cadernos do Tempo Presente – ISSN: 2179-2143. São Cristóvão - SE, v. 11, n. 02, p. 03-26, jul./dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufs.br/index.php/tempo. Acesso em 02 ago. 2022 A partir da leitura do trecho anterior e do livro da disciplina, analise as assertivas a seguir, considerando V (para as verdadeiras) e F (para as falsas):
( ) O texto analisa o uso do termo “documento histórico”, e como esse termo está atrelado à concepção de registro oficial da história.
( ) Os documentos textuais oficiais apresentam dados fieis e verdadeiros dos acontecimentos da história.
( ) A análise dos documentos textuais oficiais aponta para o desenvolvimento do progresso e da civilização de uma nação.
( ) O documento textual oficial, também anteriormente conhecido como documento histórico, apresenta a narrativa da história conforme as instituições.
Assinale a resposta com a sequência correta:
Alternativa 1: F, V, V e F.
Alternativa 2: V, F, F e F.
Alternativa 3: V, F, F e V.
Alternativa 4: F, F, F e F.
Alternativa 5: V, V, V e V.
Veja mais sobre Documento Histórico em: https://brainly.com.br/tarefa/52313883
#SPJ4