Acerca do que aprendemos sobre os filósofos contemporâneos e suas problemáticas centrais, assinale quais das alternativas abaixo são verdadeiras e quais são falsas.
A) Arthur Schopenhauer (1788-1860) acredita que o mundo somente é dado à percepção como representação. Logo, os objetos do conhecimento não têm realidade subsistente por si mesma.
B) A filosofia de Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855)é sistemática e pretende incluir em um sistema integrado todas as grandes questões da filosofia.
C) Uma marca da desconfiança da filosofia do século XX para com o otimismo científico tecnológico foram as reflexões da chamada Escola de Frankfurt, que exaltam as realizações da sociedade capitalista através da noção de razão instrumental.
D) Dentre os conceitos encontrados na filosofia de Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) está o super-homem: indivíduo que é capaz de superar-se e possui um valor em si.
E) O filósofo Martin Heidegger (1889-1976) inaugurou um vocabulário próprio a fim de desenvolver o projeto da analítica existencial, qual, por sua vez, necessitou se libertar da linguagem viciada da filosofia tradicional para realização do seu empreendimento ontológico-fenomenológico.
F) Para Jean-Paul Sartre (1905-1980), a existência precede a essência e estamos condenados a ser livres.
Soluções para a tarefa
Acerca do que aprendemos sobre os filósofos contemporâneos e suas problemáticas centrais.
A) Verdadeiro. Schopenhauer tem a base de sua teoria sobre a causalidade. A realidade se constrói como razão suficiente na relação que se liga as impressões sensíveis.
B) Falso. Kierkegaard não elaborou uma filosofia sistemática e seu pensamento foi marcado pelo subjetivismo.
C) Verdadeiro.À razão instrumental se opõe a razão crítica. A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos. Na medida em que razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para tornar-se um instrumento de dominação.
D) Falso. Para Nietzsche, a característica marcante do primeiro momento do niilismo passivo da ocidentalidade seria a passividade do homem frente a dinâmica da vida, da existência.
E) verdadeiro. Martin Heidegger faz uma crítica das análises feitas a respeito do homem nos tempos modernos, o homem vive, coloca ao homem a pergunta essencial a respeito de si mesmo, isto é, a respeito de sua própria essência, de seu modo de ser fundamental. "Ao invés de questioná-lo, concebeu-se o ser do homem como 'evidência', no sentido de ser simplesmente dado junto às demais coisas criadas... "
F) Verdadeiro. Jean-Paul Sartre foi um filósofo existencialista. O existencialismo nega que haja algo como uma natureza humana, uma essência universal e coloca a responsabilidade das escolhas sobre o homem. Somos o que escolhemos ser e nos movemos baseados na angústia de não sermos livres e felizes.
Bons estudos!