Acerca do movimento de ideias que teve início no século XVII e propagou-se no século XVIII, denominado Iluminismo, assinale a alternativa correta:
Como projeto social, os iluministas defendiam a vida comunal e o retorno ao coletivismo dos povos primitivos.
Os filósofos iluministas foram responsáveis por propagar, pelos dois lados do Atlântico, a teoria do direito divino dos reis.
No campo da política, os filósofos iluministas propunham a revolução, a transformação radical e a tomada do poder pelas classes populares.
Para os iluministas, o conhecimento era fruto da observação e da experiência, sendo os homens aptos a pensar por si mesmos.
A elaboração da Enciclopédia foi um marco na crítica iluminista ao princípio da razão, presente nas concepções científicas vigentes.
Soluções para a tarefa
Primeiramente, tenhamos em mente o que é o iluminismo:
O iluminismo defendia a razão como ponto de partida para o desenvolvimento humano. Além disso, os iluministas eram contrários ao ideário de que as crenças religiosas, misticismo e lendas, serviam, de maneira satisfatória, para explicar a realidade. Ou seja, o iluminismo é a busca pelo domínio da razão sobre as visões teocêntricas, sempre apontando o homem como o centro do conhecimento (antropocentrismo).
Agora, analisaremos as alternativas:
a) Incorreta. Os iluministas defendiam uma revisão das tradições e do Estado e, a partir disso, a formulação de uma nova sociedade, chamado de mundo burguês.
b) Incorreta. Como já vimos, os iluministas eram contrários ao ideário teocêntrico/religioso.
c) Incorreta. Apesar de o iluminismo ter influenciado revoluções como a revolução francesa, essa ideologia, na verdade, defende um revisionismo das tradições e formas de dominância (como já descrito na alternativa a) e a criação de uma sociedade com amplas liberdades individuais, nada relacionado com a tomada do poder pelas classes populares.
d) Correta. Essa alternativa reafirma alguns levantamentos feitos anteriormente, como a autonomia individual e a valorização da razão.
e) Incorreta. Na verdade, o que ocorreu foi justamente o oposto. A enciclopédia tinha como objetivo instruir o povo, ou seja, suprimir a falta da razão na sociedade daquela época.
Bons estudos e até mais!
O Iluminismo defendia o racionalismo, o empirismo, criticavam o direito divino dos reis e o absolutismo e defendiam o liberalismo econômico e político. Letra D.
Iluminismo
Surgiu no século XVIII na Europa e foi um movimento intelectual, político e cultural. Nasceu do contexto de insatisfação da burguesia com as medidas econômicas e políticas do absolutismo. O Iluminismo estabeleceu os ideais burgueses de sociedade.
Os iluministas eram contra o Antigo Regime, os privilégios do clero e da nobreza, defendiam a separação entre Igreja e Estado, criticavam o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia, criticavam o monopólio do conhecimento pela Igreja; defendiam o liberalismo econômico e político, o racionalismo, empirismo, o progresso e liberdade de culto.
Leia mais sobre o Iluminismo: https://brainly.com.br/tarefa/2510488
#SPJ2