Acerca do conceito de fonte literária e sua aplicação na História, leia as asserções abaixo e indique aquilo que for correto.
O “Livreiro de Cabul” - obra que foi publicada em 2006 e que é de autoria da jornalista norueguesa Asne Seierstad - aborda aspectos da história mais recente do país Afeganistão. Sobre esse livro (e outros do mesmo gênero), é procedente afirmarmos que o mesmo, por ser um relato totalmente subjetivo, não poderia ser utilizado enquanto recurso pedagógico em uma aula de História sobre os dilemas e conflitos do século XXI.
PORQUE
A obra “O livreiro de Cabul”, na medida em que trata da história contemporânea, seria bastante útil para iniciar ou até mesmo concluir uma discussão sobre as guerras e conflitos de ordem econômica, política, cultural e religiosa na atualidade. Entretanto, ao fazer uso de tal literatura, então, o docente deveria observar aos educandos que tal texto apresenta faces da realidade, mas também traz – de forma direta ou indireta - a cultura da sua autora. Em síntese, cumpriria ao professor destacar que tal narrativa nos fornece aspectos do real e também informações e análises feitas a partir dos valores do mundo ocidental.
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Bem, pessoal, eu acredito que a resposta correta seja a letra D.
Perguntas interessantes