Geografia, perguntado por meajudaa758, 3 meses atrás

Acerca das atividades econômicas e as dinâmicas mercantis na Bahia colonial, é correto afirmar: *
a) A dinâmica do comércio transatlântico, ampliada pelo tráfico de escravos de Angola para a Bahia, contou com a participação de agentes de negócios, homens envolvidos diretamente com o comércio de mercadorias.
b) A mandioca, utilizada para o fabrico da farinha, era a lavoura de subsistência mais amplamente cultivada nas capitanias de Ilhéus e Porto Seguro, e a farinha um componente indispensável do regime alimentar baiano.
c) A política econômica da cidade de Salvador a colocou em uma posição central no interior do Império Português, tendo sido a capital da colônia até 1863, ano em que foi feita a transferência para a cidade do Rio de Janeiro.
d) O tabaco, único produto colonial que combinava a produção em grande escala com a importação do produto beneficiado, era cultivado por grandes produtores, senhores de homens e terras.
e) O açúcar, principal gênero de exportação da economia baiana, era produzido em um vasto complexo socioeconômico sob um regime de mão de obra formado predominantemente por homens livres.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa A, já que a Bahia serviu como o primeiro "grande porto" brasileiro no contexto dos primeiros séculos de nossa colonização, tendo servido como capital da Colônia até 1763.

Como um entreposto comercial (que comercializava o açúcar produzido majoritariamente em Pernambuco) central no Comércio Triangular, Salvador era "porta de entrada" para muitas das pessoas que vieram ao Brasil na condição de escravizadas. Havia assim amplos mercados, tanto de produtos quanto de pessoas, em Salvador, mercados que abasteciam a colônia, que abasteciam a Europa e que empobreciam a África.

Perguntas interessantes