aceitarea.
b) De que forma a Revolução Industrial contribuiu para aumentar a crise em Portugal?
c) O que foi o Tratado de Methuen?
d) Quem foi Marquês de Pombal?
e) Por que Pombal favoreceu o aumento do fluxo de escravizados no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) No século XV, entretanto, este cenário favorável começa a entrar em decadência no século XVIII, inicialmente por ter que enfrentar a concorrência cada vez mais forte de países como Espanha, Holanda, França e Inglaterra na disputa pela hegemonia comercial na Europa.
Explicação:
A Revolução Industrial Inglesa do século XVIII, colocou os britânicos na condição de maior potência industrial do globo, obrigando-os a buscar incessantemente um destino para suas mercadorias maqui- no faturadas.
c)O Tratado de Methuen, também referido como Tratado dos Panos e Vinhos, foi um tratado assinado entre a Inglaterra e Portugal, em 27 de Dezembro de 1703. Foram seus negociadores o embaixador extraordinário britânico John Methuen, por parte da Rainha Ana da Grã-Bretanha, e D. Manuel Teles da Silva, marquês de Alegrete.
Pelos seus termos, os portugueses se comprometiam a consumir os têxteis (que seria os tecidos) britânicos e, em contrapartida, os britânicos, os vinhos de Portugal. Com apenas três artigos é o texto mais reduzido da história diplomática europeia[1]:
d)Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras foi um nobre, diplomata e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I, sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa. Wikipédia
Nascimento: 13 de maio de 1699, Lisboa, Portugal
Falecimento: 8 de maio de 1782, Pombal, Portugal
Formação: Universidade de Coimbra
Cônjuge: Teresa de Mendonça e Almada (desde 1733)
Livros: Enigma Pombal: nova documentação : tentativa de interpretação, mais
Filho: Henrique José de Carvalho e Melo
Explicação:
e)O Marquês de Pombal favoreceu o aumento do fluxo de escravizados para o Brasil, então colônia portuguesa, como uma forma de garantir o crescimento econômico da colônia, o que beneficiaria Portugal.