Ação: Com base no foi estudado escolher um tema e desenvolver um plano de aula. Objetivo: · Compreender a importância e estrutura de um plano de aula, para o desenvolvimento da aula e da ação docente. · Descrever todas as etapas de um plano de aula, considerando o tema escolhido na unidade de aprendizagem. Processo: a) Escolher o tema a ser desenvolvido no plano de aula. b) Preencher o modelo de Plano de Aula disponível no apêndice, considerando todas as etapas. Critérios de Avaliação da atividade: Segue a formatação do modelo de Plano de Aula sugerido (desenvolvido no curso de Graduação da Faculdade Censupeg)? Todas as etapas foram descritas, seguindo o tema abordado? Existe uma ordem lógica de desenvolvimento do conteúdo abordado no Plano de Aula?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeira: o plano de aula tem como fundo a aula e a sala de aula. Essa aula é parte integrante de um curso, que, por sua vez, integra a proposta pedagógica da escola. Ou seja, a aula nunca é um evento isolado. Os objetivos de longo prazo previstos na proposta materializam-se a cada dia, em cada aula.
Segunda: a sala de aula é um lugar físico onde os conteúdos previstos serão ensinados à turma. Mas não significa estar entre quatro paredes. A aula também pode ocorrer em outros ambientes, internos e externos da escola. O planejamento do professor pode incluir, por exemplo, projetos a serem realizados em casa ou no horário extra aula.
Terceira: cada aula deve ser cuidadosamente planejada, ministrada, avaliada e revista para permitir o replanejamento da aula seguinte. Sem isso, o professor pode chegar ao final do semestre, ou do ano, sem ter cumprido o seu plano, e sem condições ou tempo de promover a recuperação dos alunos que não acompanharam o andamento do programa.
Não existe uma forma única ou ideal para elaborar um plano de aula. O formato do plano depende da escola, da disciplina, do professor, de sua experiência com a matéria e com os alunos. O que importa é sua utilidade para ajudar as decisões do professor e seu impacto na aprendizagem dos alunos. Ou é útil para estes, ou não tem qualquer utilidade.