Português, perguntado por marlisilva2004, 5 meses atrás

(Acafe-SC) —
Como o comportamento de manada explica adesão impensada aos ativismos políticos
A teoria psicológica de “comportamento de manada” sugere que seres humanos têm maior probabilidade de adotar determinados comportamentos porque seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos já o adotam. Basicamente, ninguém quer ser o primeiro ou o último a fazer algo, mas sim estar seguro e inserido em um determinado grupo social.
“Se a questão é o que fazer com uma caixa de pipoca vazia em um cinema, com que rapidez dirigir em um determinado trecho de rodovia ou como comer o frango em um jantar, as ações das pessoas ao nosso redor serão importantes para definir nossa resposta”, diz o psicólogo Robert Cialdini, autor de “Influência: A Psicologia da Persuasão”.
A mesma lógica se aplica a ideologias políticas: um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley constatou que as pessoas tendem a alinhar suas opiniões políticas às do grupo em que estão inseridas.
O experimento reuniu 63 pessoas de duas cidades do Colorado: o primeiro de Boulder, um município com maioria de esquerda, enquanto o outro reunia pessoas de Colorado Springs. Ambos os grupos discutiram aquecimento global, ações afirmativas e união civil para casais do mesmo sexo.
Nas duas discussões, o principal efeito foi tornar os membros do grupo mais extremos em suas opiniões, comparado ao que eram antes de começarem a conversar. Ou seja: progressistas se tornaram mais progressistas nas três questões, enquanto conservadores se tornaram mais conservadores.


“O experimento reuniu 63 pessoas de duas cidades do Colorado: o primeiro de Boulder, um município com maioria de esquerda, enquanto o outro reunia pessoas de Colorado Springs. Ambos os grupos discutiram aquecimento global, ações afirmativas e união civil para casais do mesmo sexo.” Sobre esse fragmento do texto, é correto afirmar que

A
o fragmento diz explicitamente que as pessoas de Colorado Springs são mais conservadoras do que as pessoas de Boulder.

B
o número de pessoas de Boulder, participantes do experimento realizado pela Universidade de Berkeley, é igual ao número de pessoas participantes de Colorado Springs.

C
em “[...] o primeiro de Boulder, um município com maioria de esquerda, enquanto o outro reunia pessoas de Colorado Springs”, o termo destacado seria mais coeso e coerente se fosse substituído por “o primeiro [grupo reunia pessoas] de Boulder”.

D
os habitantes de Colorado Springs têm renda per capita mais alta que os habitantes de Boulder.

E
o trecho permite afirmar que o grupo de uma cidade debateu com o outro temas como aquecimento global, ações afirmativas e união civil para casais do mesmo sexo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

Letra E

Explicação:

Perguntas interessantes